Acesso Rápido

Celeiro do Marquês recebe exposição “Vinho do Porto no Humor Mundial”

Celeiro do Marquês recebe exposição “Vinho do Porto no Humor Mundial”

Uma exposição internacional de cartoons que enaltece o impulso dado por Marquês de Pombal à produção do Vinho do Porto, vai estar patente no Celeiro do Marquês (Centro Cultural), de 8 de novembro a 5 de fevereiro de 2017.

A mostra denominada “Vinho do Porto no Humor Mundial” é propriedade do Museu Nacional da Imprensa, e reúne mais de meia centena de cartoons de artistas de países tão diversos como Israel, Finlândia, Cuba, Turquia, Roménia, Ucrânia e Holanda.

Estes trabalhos resultam do desafio lançado pelo PortoCartoon – World Festival, organizado em 2006 pelo Museu Nacional da Imprensa e destinado a assinalar os 250 anos da Região Demarcada dos Vinhos do Alto Douro, a primeira região demarcada do mundo, criada em 1756.

Destacam-se os trabalhos premiados de Yuri Ochakovsky (Israel), Pedro Méndez Suárez (Cuba), Heino Partenen (Finlândia) e Sait Munzur (Turquia).

Esta exposição será complementada com documentação e espólio do Museu Marquês de Pombal relativo à Região Demarcada dos Vinhos do Alto Douro, e com garrafas de Vinho do Porto pertencentes à coleção particular do pombalense António Lopes.