OPA Florestal: Sessão pública em Abiul – 21 outubro, 20H na sede da Junta de Freguesia

A freguesia de Abiul recebe na próxima sexta feira, 21 de outubro, a partir das 20 horas, a primeira sessão de esclarecimento da Oferta Pública de Aquisição (OPA) Florestal, lançada em setembro último pelo Município de Pombal.

O encontro, que decorrerá na sede da Junta de Freguesia de Abiul, pretende esclarecer a população daquela freguesia de todas as dúvidas sobre este modelo pioneiro no país de gestão florestal, que irá contribuir para assegurar a proteção florestal e urbana do Município de Pombal.

Para a concretização da OPA Florestal serão usados fundos exclusivamente municipais, estando previsto um investimento de 150 mil euros. Este projeto é de adesão voluntária dos proprietários com áreas mínimas de terreno de 1 hectare (10 mil metros quadrados).

“Queremos ter espaços onde podemos fazer as plantações de carvalhos, sobreiros, freixos e outras espécies que marcam o nosso território, mas também pretendemos recuperar áreas ardidas, criar faixas de descontinuidade de combustíveis e promover boas práticas silvícolas”, explica o Presidente da Câmara. Diogo Mateus, reforça que “a intenção da autarquia em adquirir prédios que têm utilização florestal e que possam ter interesse público, tem também a ver com as potencialidades da produção florestal (madeira, resina, frutos e outros)”.

Ao longo dos últimos 20 anos, o Município de Pombal tem desenvolvido um trabalho nesta área que mostra o compromisso assumido com a floresta que representa 69,24% do território concelhio.