Acesso Rápido

Pombal vai ter Gabinete de Apoio ao Emigrante

Pombal vai ter Gabinete de Apoio ao Emigrante

Acompanhar os pombalenses que se encontram a viver fora do país e ajudá-los na resolução de problemas são objetivos do Gabinete de Apoio ao Cidadão Emigrante que vai ser criado no Município de Pombal.

Para a sua concretização, a Câmara irá assinar um protocolo de cooperação com a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas. Este acordo permitirá também o fomento de relações com o Gabinete de Apoio ao Investidores da Diáspora, através do Gabinete de Apoio ao Investidor do Município de Pombal.

Num concelho marcado pela emigração, o Executivo pretende continuar a apoiar os pombalenses que emigraram ou pretendem fazê-lo, agilizando a procura de soluções para as mais diversas situações que possam surgir.

De acordo com a proposta apresentada e aprovada por unanimidade pelo Executivo, mais que criar um gabinete físico a ideia é dotar os trabalhadores do Fórum Munícipe de formação específica na área da Emigração.

A concretização de ações que apoiem os cidadãos que pretendam emigrar e dos que se encontrem a residir e a trabalhar nos países de acolhimento mas também que apoiem, incentivem e acompanhem os cidadãos que regressam com carácter definitivo ao país de origem são, entre outros, alguns dos objetivos deste acordo.