1º Aniversário da cedência do Castelo de Pombal ao Município assinalado com oferta aos visitantes

Assinala-se esta sexta-feira, dia 7, o primeiro aniversário da assinatura do Auto de Cedência do Castelo de Pombal ao Município por parte da Direcção Geral do Património, pelo período de 40 anos.

Para assinalar de forma simbólica esta data – que é também o Dia Nacional dos Castelos – o Município irá oferecer aos visitantes deste Monumento Nacional um café na Cafetaria do Castelo e uma pequena lembrança aos mais novos.

Em 2004, ciente da necessidade de devolver o castelo à cidade, a Câmara Municipal de Pombal apresentou um projeto de requalificação e valorização do castelo e encosta envolvente. No ano seguinte, procedeu à musealização da Torre de Menagem, expondo um relevante conjunto de elementos pétreos oriundos da antiga ermida de Nossa Senhora do Cardal. O investimento do projeto de Valorização Paisagística do Castelo de Pombal e Área Envolvente ascendeu a 3,4 milhões de euros, financiados pelo Programa Mais Centro.

O castelo reabriu ao público a 12 de Abril de 2014, mantendo-se aberto aos domingos e feriados. Tem o Certificado de Excelência 2015 e 2016 atribuídos pelo site Tripadvisor, galardão que resulta da escolha direta dos visitantes do castelo, que avaliaram de forma muito positiva este Monumento Nacional.

No Castelo podem ser visitados os equipamentos virtuais, como o Miradouro Virtual, que é um equipamento multimédia de realidade aumentada. Localiza-se no ponto mais alto do castelo, na Torre de Menagem, e permite uma visão ampla sobre o castelo e cidade de Pombal. Fornece um conjunto de informações sobre pontos de atração turística existentes no concelho, assim como sobre monumentos da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.

Para além do miradouro virtual, o castelo está equipado com outro equipamento multimédia, que apresenta o Jogo das Cisternas, equipamento que realça e valoriza de forma interactiva a importância da cisterna no Castelo de Pombal e na arquitectura medieval. Através de um jogo interactivo, os utilizadores têm de atacar o Castelo do inimigo, tentando demoli-lo. No final, o vencedor é premiado com uma experiência de água. Este equipamento permite que os visitantes tenham acesso a uma reconstituição virtual do pátio de armas no século XV, obter uma breve resenha sobre o Castelo e sobre a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.

Para além destes equipamentos, o Castelo de Pombal tem também à disposição, no posto de acolhimento, um conjunto de informação audiovisual, que apresentam em vídeo animado e 3D a história e as lendas do Castelo de Pombal. A visitação neste Monumento Nacional pode ser feita com recurso aos áudio-guias.