Relacionamento bilateral entre Pombal e Biscarrose reforçado com assinatura da 1ª adenda ao Protocolo de Geminação

O Presidente da Câmara de Pombal enalteceu e apelou ao reforço da “proximidade humana” entre os Municípios de Pombal e Biscarrosse (França), que marcou estes 32 anos de geminação, e que permitirá “desenvolver ambos os territórios sob o ponto de vista económico, turístico, cultural e educativo”.

Diogo Mateus, que falava durante a sessão de assinatura da Primeira Adenda ao Protocolo de Geminação entre Pombal e Biscarrosse, que decorreu no sábado (24 setembro) no salão Nobre dos Paços do Concelho, reiterou agradecimentos a Biscarrosse. “Quero reiterar o nosso agradecimento a Biscarrosse não só no acolhimento que fez a muitos pombalenses, mas também pela forma como temos, nestes 32 anos, desenvolvido esta geminação e que, de forma saudável é hoje verificada a necessidade de a podermos ampliar”, afirmou.

A proximidade entre famílias e o intercâmbio na área da Educação marcaram estes 32 anos de geminação, mas segundo o Presidente da Câmara “é escasso para a dimensão que queremos dar a esta geminação”. “Hoje demos um passo para que o relacionamento bilateral entre Pombal e Biscarrosse possa ser desenvolvido quer na componente económica, educativa e turística”, explicou Diogo Mateus.

Durante a sua intervenção, o Presidente da autarquia recordou as várias iniciativas desenvolvidas por ambos os Municípios, nomeadamente a visita, em novembro de 2015, de uma comitiva da Comunidade Intermunicipal de Leiria a Biscarrose, para conhecer a realidade da gestão florestal que é feita na região de Lande, e da recente visita a Pombal (realizada em maio último) de uma comitiva encabeçada pelo Presidente da Câmara de Biscarrosse, alguns vereadores e elementos da Pays Landes Nature Cote D’Argent (PLNCA), uma entidade intermunicipal de desenvolvimento regional que engloba vários Municípios da Costa Sudoeste de França.

“Vamos até final do ano receber uma comitiva empresarial. Queremos que esta seja uma relação preferencial entre as empresas dos dois países, das duas regiões e cidades, de modo a que haja de facto este intercâmbio que ambos gostaríamos que se desenvolvesse da melhor forma possível”, revelou Diogo Mateus.

O autarca agradeceu ainda às associações de amizade Pombal-Biscarrosse e Biscarrosse-Pombal que “têm sido um forte estímulo e animadoras desta relação de 32 anos” e que “nós não dispensamos neste projeto”. E apelou “ao renovar de energias, para que possamos neste futuro próximo continuar a contar com a vossa colaboração e generosidade”.

O Presidente da Câmara de Biscarrosse assegurou que esta geminação “está de boa saúde” e que todos “estamos de deveras motivados para honrar os nossos compromissos”, frisando que o novo protocolo oficial “formaliza as nossas prioridades, demonstrando a nossa capacidade de adaptação no que diz respeito à evolução do nosso projeto comum de parceria”.

“Comparativamente, muitas geminações acabam por fracassar, muitas vezes devido a uma escolha inapropriada da cidade parceira ou simplesmente porque a geminação desgasta-se, não sendo capaz de se renovar.  Para lutar eficazmente contra este tipo de desgaste natural, é necessário procurar sempre novos voluntários, sugerir novos projetos e, sobretudo, sensibilizar as gerações mais jovens para o conceito de geminação. Reconheço que é uma tarefa difícil e ingrata mas confio plenamente nos responsáveis, eleitos locais ou presidentes das associações das geminações, que saberão manter-se particularmente vigilantes na perenidade da nossa ação”, afirmou Alain Dudon.

Relativamente à vertente económica – introduzida agora com a assinatura da 1ª Adenda ao Protocolo de Geminação -, o autarca de Biscarrosse esclareceu que a “decisão nasceu da vontade comum de relacionar as empresas landesas e pombalenses susceptíveis de trabalhar em conjunto em projetos comerciais comuns”. “Apesar da implementação deste projeto poder parecer, para alguns, um pouco laboriosa, para ter sucesso deve ser preparada e organizada serenamente. Pessoalmente, estou otimista relativamente à concretização de uma primeira etapa de intercâmbios, em Pombal, entre empresários landeses e pombalenses, no decorrer do primeiro semestre de 2017”, afirmou Alain Dudon.

A cerimónia, que foi presenciada por dezenas de pessoas que encheram por completo o Salão Nobre dos Paços do Concelho, terminou com a deposição de uma coroa de flores junto do busto do Eng. Guilherme Santos – que presidia ao Município de Pombal aquando da assinatura do protocolo de geminação -, e que está colocado no jardim ao lado do edifício camarário e onde se encontra também o pinheiro plantado há 32 anos.