Município estende programa “Porta Aberta” às freguesias

A concluir o seu segundo ano, o programa de Incentivo ao Arrendamento Comercial a jovens “Porta Aberta” vai agora estender a todas as freguesias do Município de Pombal.

A revelação foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal durante a reunião de câmara, que decorreu ontem no salão Nobre. Diogo Mateus explicou ter já partilhado a ideia com os presidentes das Juntas de Freguesia, e que em breve “estaremos em condições de apreciar o regulamento”.

Segundo o autarca o Porta Aberta “tem sido um êxito”, esclarecendo que a ideia é estendê-lo agora aos núcleos urbanos correspondentes às ainda 17 freguesias. “Um pouco por todas as freguesias vão surgindo um conjunto de  micro-negócios e os jovens investidores poderão recorrer aos incentivos deste Programa para se instalarem”, afirmou o Presidente.

O Programa Porta Aberta é um projeto deste Executivo – iniciado a 7 de julho de 2014 -, com o objetivo de dinamizar o comércio na zona histórica de Pombal, facultando oportunidades aos jovens empreendedores. Depois do sucesso alcançado nestes dois anos, o Programa abre-se agora à iniciativa dos jovens empreendedores das freguesias do concelho.

Durante a reunião, o Executivo aprovou ainda a renovação durante mais um ano do Programa do Porta Aberta. Uma decisão que tem por base “o manifesto interesse” dos jovens que pretendem continuar a usufruir das condições especiais que este programa disponibiliza: rendas mais baixas e partilha de espaços.