Acesso Rápido

Ondjaki, escritor angolano, Roger Mello, ilustrador e escritor brasileiro e o português Valter Hugo Mãe marcam presença em Pombal em junho

Ondjaki, escritor angolano, Roger Mello, ilustrador e escritor brasileiro e o português Valter Hugo Mãe marcam presença em Pombal em junho

Depois da aposta ibérica, o XIV Encontro de Literatura Infantojuvenil dá o salto e traz a Pombal os melhores da literatura do Brasil, de Angola, mas também de Espanha e Portugal. Incentivar a leitura e o gosto pelos livros continua a ser uma aposta do Município de Pombal, que mais uma vez este ano decidiu marcar uma viagem pelos “Caminhos de Leitura”.

De 15 a 19 de junho, o teatro-Cine de Pombal acolhe convidados ilustres e de renome, como sejam: Roger Mello ilustrador, escritor e prémio Andersen 2015; Maurício Leite, cátedra da Unesco para a Leitura e Benita Prieto, especialista em literatura digital, todos eles vindos diretamente do Brasil.

De Angola vem Ondjaki, escritor conceituado para a juventude e que reside atualmente no Brasil, e de Espanha estará Pepe Duran, mediador de leitura; Santiago Jiménez e Sandra Garcia, da Universidade Castilha la Mancha, e Jose Cañas, especialista de literatura e teatro para a infância.

Nesta viagem pelos “Caminhos da Leitura” também teremos especialistas da literatura portuguesa como sejam Valter Hugo Mãe, André da Loba, Danuta Wojeciechowska, Jorge Serafim, Cristina Taquelim, Filipe Leal e António Torrado.

Os encontros com estes escritores e especialistas da leitura conceituados têm como público-alvo os educadores de infância e professores de todos os graus de ensino, bibliotecários e animadores.

O projeto de literatura infantojuvenil que decorrerá entre os dias 15 e 19 de junho e que marca a vida cultural da cidade desde 2002, contará com quatro vertentes: Apeadeiro do Encontro (Formação), Apeadeiro da Ilustração (Exposições de Ilustração), Apeadeiro da Leitura (Mercado do Livro e da Leitura – Feira do Livro) e por último o Apeadeiro da Memória (Festival de Narração Oral).

Paralelamente ao encontro com escritores e também de 15 a 19 de junho, decorre na Praça Manuel Henriques Júnior, junto ao Teatro-Cine de Pombal, a Feira do Livro Infantojuvenil e o Mercado de Leitura. Esta iniciativa contará com a presença das livrarias/editoras Arquivo, Gatafunho, Gigões e Anantes, Letras e Livros, O Bichinho de Conto e Sérgio Soares.

No Apeadeiro da Ilustração está previsto um coletivo de Ilustração Internacional, do espólio da Junta de Freguesia de São João da Madeira, complementado pela Viagem, uma exposição de ilustração de Roger Mello e Danuta Wojeciechowska, no Teatro-Cine. Na Biblioteca Municipal estará patente a exposição de ilustração Um, Dois, Três, Conta lá outra vez!, de Danuta Wojeciechowska.