Acesso Rápido

Município promove ação de sensibilização “0% de Álcool – Tu és capaz”

Município promove ação de sensibilização “0% de Álcool – Tu és capaz”

vamos_falar_alcool

Alertar para as consequências do consumo excessivo de álcool é o grande objetivo de uma ação de sensibilização que o Município de Pombal e a Rede Social de Pombal levam a efeito no próximo dia 23 de junho, a partir das 18 horas, no Teatro-Cine de Pombal, e que tem como orador o médico de Saúde Pública José Luís Ruivo.

Denominada “Vamos falar sobre álcool”, a iniciativa pretende promover a divulgação de informação sobre as consequências do consumo de álcool, mas também a divulgação de estruturas de apoios aos consumidores de álcool e seus familiares.

São ainda objetivos o de prevenir comportamentos de risco associados ao consumo excessivo de álcool e diminuir a mortalidade associada ao consumo de substâncias psicoativas.

Atento a esta problemática mas também à que diz respeito ao consumo de substâncias ilícitas, o Município de Pombal desenvolve desde maio de 2015 o Programa Like Saúde, destinado à população escolar até ao 12º ano.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, estima-se que o consumo de álcool seja responsável “por aproximadamente 2,5 milhões de mortes por ano em todo o mundo e que seja a causa de 20% a 50% dos casos de cirrose hepática, epilepsia, envenenamentos, acidentes rodoviários, violência e diferentes tipos de cancros”.

No concelho de Pombal e de acordo com os dados do Centro de Saúde de Pombal e da Equipa de Tratamento das Consultas de Alcoolismo, o número de utentes tem vindo a diminuir desde 2010.

Apesar da evolução destes dados, o Executivo continua empenhado em desenvolver várias ações de sensibilização junto das populações, alertando para os malefícios que o excesso de consumo de álcool pode provocar nas pessoas.



A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X