Acesso Rápido

Praia do Osso da Baleia será limpa no sábado por 400 voluntários

Praia do Osso da Baleia será limpa no sábado por 400 voluntários

“Praia Limpa! Mais Segura” é o nome da atividade de Educação Ambiental do Programa Bandeira Azul 2016 que se realiza no próximo sábado na Praia do Osso da Baleia, numa iniciativa do Pelouro do Ambiente do Município de Pombal.

 

Participam nesta atividade cerca de 400 voluntários, entre escuteiros, pais, alunos da Universidade Sénior e representantes de algumas entidades entre as quais o Município de Pombal, as Juntas de Freguesia e a Valorlis.

 

“Promover e realizar a limpeza do areal e da zona envolvente, numa extensão de cerca de 2000 metros, com a recolha seletiva dos resíduos; contribuir ativamente para a qualidade das areias; sensibilizar para a importância de separar e encaminhar corretamente os resíduos; informar sobre a utilidade das dunas e divulgar a sua biodiversidade e alertar para a necessidade de proteger as dunas e sua vegetação” são alguns dos objetivos desta ação.

 

Pretende-se ainda com esta iniciativa celebrar os 30 anos da Bandeira Azul, fomentar o espírito de equipa, de cidadania, de responsabilidade e de participação ativa e comemorar o Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho) e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho).

 

Após receção dos participantes – marcada para as 9 horas de sábado -, e distribuição dos mesmos por grupos (a cada grupo será atribuída uma determinada área do areal ou área adjacente a limpar), serão realizadas ações de sensibilização acerca da importância das dunas e sua vegetação e de separar os resíduos. Paralelamente, serão distribuídos os materiais e os equipamentos a cada grupo para procederem à limpeza da zona atribuída (com recolha seletiva de resíduos).

 

Durante a tarde, após um almoço convívio, serão realizadas diversas atividades lúdico-pedagógicas alusivas aos temas “30 Anos, 30 Critérios, Um Objetivo” e “Resíduos”, pelos técnicos da Autarquia, dos Museus Municipais e da Valorlis. Simultaneamente, serão realizadas atividades desportivas, destacando-se os Workshops de Surf e Bodyboard para os jovens interessados.

 

Continuam ainda abertas as inscrições para nadador salvador para a Praia do Osso da Baleia. Mais informações em ww2.cm-pombal.pt



A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X