Acesso Rápido

Presidente da Câmara enaltece articulação entre as 23 entidades que integram Dispositivo Municipal de apoio aos Peregrinos

Presidente da Câmara enaltece articulação entre as 23 entidades que integram Dispositivo Municipal de apoio aos Peregrinos

A boa articulação entre as 23 entidades que compõe este ano o Dispositivo Municipal de Apoio aos Peregrinos, foi hoje realçada pelo Presidente da Câmara de Pombal, num dos postos de apoio, localizado na Redinha.

 

“Quero deixar o meu agradecimento aos representantes das 23 entidades que integram este dispositivo que, no território de Pombal, procura responder às múltiplas necessidades acompanhando os peregrinos que agora em maio, mas também em outubro se lançam à estrada a caminho de Fátima”, afirmou Diogo Mateus enaltecendo “a sensibilidade” que todos colocam neste apoio aos Peregrinos.

 

Para o Presidente da Câmara, ao longo destes últimos três anos o Município “tem procurado fazer uma boa articulação entre todos, de modo a que a que aquilo que nos vai parecendo que deve melhor, possa ser melhorado anos após ano”. Por isso “temos aqui as entidades com uma diversidade de funções que olham para a sua missão com uma determinada particularidade, mas que ela fará mais sentido quando estando devidamente articulada, quando estamos todos a caminhar para aquilo que pretendemos”, afirmou Diogo Mateus.

 

O autarca vai mais longe e frisa que o objetivo, no caso concreto de Pombal, “é que estes 30 quilómetrosque se fazem neste concelho sejam feitos com conforto, apoio e com a maior segurança”.

 

Diogo Mateus, que é também o presidente da Associação Caminhos de Fátima realçou o trabalho que está a ser desenvolvido pelos 14 Municípios que a integram (Desde Vila Nova de Gaia até Ourém). “Sentimos que também é dever dos Municípios articular com as Infraestuturas de Portugal e com todas entidades, para melhorarmos esta segurança, procurarmos que não haja atropelamentos, mortes, feridos, e que o percurso se faça em melhores condições porque ele já é tão sofrido, tão difícil e tão esforçado”.

 

“Os Peregrinos percebem quando entram num território onde as entidades se articulam, onde as coisas foram pensadas e onde há uma colaboração entre todos”, realçou.

 

O Dispositivo Municipal começou a funcionar no dia 6, sexta feira, e prolonga-se até quarta feira. Ao longo destes seis dias mais de 2480 peregrinos vão pernoitar no Pavilhão da Redinha e na Zona Desportiva de Pombal, e muitos outros vão passar pelas estradas do Município.

 

Números peregrinos

Dia 6 – 20 de Viana do Castelo

Dia 7 – 67 Peregrinos – dormem na Zona Desportiva

dia 8 – 160 Peregrinos dormem na Zona Desportiva

Dia 9 – 190 Peregrinos dormem no Pavilhão da Redinha

– 890 Peregrinos de Paredes dormem na Zona Desportiva

Dia 10 – 80 Peregrinos apoiados nas Meirinhas

– 958 Peregrinos dormem na Zona Desportiva

Dia11 – 85 Peregrinos dormem na Zona Desportiva

 

Total: 2483 peregrinos Pernoitam em Pombal estes dias

 

 

Entidades/Dispositivo:

Município de Pombal

Cruz Vermelha Portuguesa

GNR

PSP

Bombeiros Voluntários de Pombal

Autoridade Nacional da Proteção Civil

Juntas de Freguesia de Pombal, Redinha, Meirinhas, Pelariga e Vermoil

Corpo Nacional de Escutas

Escoteiros de Portugal

Associação de Comandos

APRAP

Liga dos Combatentes

Lions Clube de Pombal

Núcleo de Podologia ESSVA

Movimento Mensagem de Fátima

Sociedade de São Vicente de Paulo

Estradas de Portugal

Movimento para uma Civilização do Amor



A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X