Feira Nacional da Floresta abre fileiras sexta-feira com a presença do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural

Está tudo apostos no Centro de Exposições de Pombal (Expocentro) para receber a primeira edição da Feira Nacional da Floresta, que é inaugurada pelas 17 horas desta sexta feira, com a presença do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Amândio Torres

A iniciativa do Município de Pombal e que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, é organizada em estreita colaboração com a Cooperativa Agrícola do Concelho de Pombal, a Associação de Produtores Florestais de Pombal (APF) e a Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal (ADILPOM).

Mais de 50 empresas, que representam 11 dos 18 distritos de Portugal Continental (Aveiro, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Évora, Coimbra, Setúbal, Bragança, Vila Real e Porto), responderam afirmativamente ao desafio lançado pelo Município de Pombal que, com esta Feira Nacional reforça o seu papel ativo na defesa, valorização, proteção e ordenamento da floresta.

Para o Presidente da Câmara, a Feira Nacional da Floresta pretende ser um espaço para “partilhar experiências, apresentar tecnologias, discutir soluções e inovações tecnológicas, conhecer os mercados, divulgar apoios e os atores comerciais, industriais e institucionais e tornar pública a dimensão humana territorial, financeira e ambiental desta riqueza de Portugal”.

Diogo Mateus recorda que em Portugal e no setor primário, apenas se realizam a Feira Nacional da Agricultura e a Feira Nacional do Cavalo. Esta constatação, apesar da Floresta ocupar uma imensa parte do território nacional, fez com que Pombal assumisse a realização de uma mostra com dimensão nacional e dedicada à floresta.

“O concelho de Pombal tem mais de 60% do seu território coberto com área florestal e uma forte tradição ligada à floresta, o que fez com que o Município idealiza-se a Feira da Floresta. A localização geográfica de Pombal e a importância económica da Floresta facilitou a realização de uma Feira Nacional. A ideia é que Pombal se assuma como a Capital Portuguesa da Floresta, dando assim passos para a criação de cluster”, frisou o autarca.

Durante quatro dias e para além da emissão em direto do Expocentro, do programa da rádio TSF “Terra a Terra”, há a destacar a realização de cinco workshops técnicos e várias demonstrações de maquinaria e equipamentos. Há ainda um espaço reservado aos empresários no stand do Município de Pombal e que pode ser aproveitado para a realização de negócios, demonstração de produtos e até contactos informais.