Diogo Mateus preside à Associação Caminhos de Fátima

Diogo Mateus, como Presidente da Câmara Municipal de Pombal, assume desde o dia 12 de fevereiro a Direção da Associação Caminhos de Fátima, cuja assinatura pública de constituição ocorreu em Fátima.

Esta associação é representada por 13 Municípios: Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Albergaria a Velha, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa, Soure, Pombal, Leiria e Ourém.

O incremento da segurança e melhoria das condições de fruição turística e cultural de todos aqueles que, anualmente e aos milhares, percorrem a pé os caminhos até à Cova da Iria, é o objectivo desta Associação, que pretende ainda fomentar e defender os tradicionais Caminhos de Fátima, em todas as suas dimensões, ajudar o Peregrino e defender e promoção do património cultural dos Caminhos de Fátima.

A pouco mais de ano e meio de se assinalar os 100 anos das Aparições e com a visita prevista do Papa Francisco ao Santuário em maio de 2017, a Associação Caminhos de Fátima pretende estruturar, tornar mais seguro, certificar, interpretar e gerir todas as etapas deste percurso cultural e religioso.

A primeira etapa já estudada – e que ligará Porto a Fátima, numa distância de 212 quilómetros –, é percorrida por 80% dos peregrinos/caminhantes que chegam ao Santuário. O estudo efectuado permitiu estabilizar um itinerário alternativo que se desenrola em 96% da sua distância fora das Estradas Nacionais (N1), com apenas um acréscimo de 8% na distância total do percurso.

Este traçado identificado, testado e consensualizado pelos 14 Municípios que integram a Associação Caminhos de Fátima permite: recuperar calçadas romanas; atravessar vales agrícolas; aproveitar canais ferroviários desactivados ou a desactivar; incorporar margens ribeirinhas; integrar caminhos rurais e atravessar povoados, com uma clara vantagem para o espírito da peregrinação ou da caminhada.