Venha conhecer obra da Rotunda do Alto do Cabaço

A construção da Rotunda do Alto do Cabaço, a obra “mais esperada pelos pombalenses e, talvez a mais importante deste mandato”, segundo o Presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, vai ser apresentada publicamente na próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro, pelas 18h30, no mini auditório do Teatro-Cine, em Pombal.

Esta obra de “particular importância”, que representa um investimento superior a 1,1 milhões de euros, e que vai transformar um troço do IC2 junto a uma das entradas da cidade, “irá permitir a diminuição drástica da sinistralidade rodoviária e melhorar o acesso a Pombal”.

Atualmente a inserção da EN237 (já desclassificada) no IC2 realiza-se num entroncamento com separação de tráfego por separadores fisicamente materializados. Tratando-se de uma zona sensível do traçado do IC2 – a Norte da cidade – , importa adoptar medidas que promovam, desde logo, uma considerável redução de velocidade nos movimentos prioritários e, consequentemente a redução dos pontos de conflito.

Para a Câmara e após adequada ponderação, constata-se que a solução rodoviária que apresenta  maior potencial de aplicabilidade é a rotunda. Trata-se de uma solução natural já que apresenta um domínio de aplicação vasto, revelando-se uma solução com grande aplicação e desempenho em função  do ambiente rodoviário e das características locais.

O IC2 assume um papel de destaque no contexto rodoviário nacional, já que estabelece ligações de elevado interesse regional, bem como permite a ligação entre as duas principais áreas metropolitanas: Lisboa e Porto. Por isso, é adotado pelos peregrinos de Fátima, como um dos principais corredores pedonais do país.

Convite sessão pública de apresentação do projeto.