Câmara aprova voto de pesar pelo falecimento do Cidadão de Pombal Manuel Gameiro

A Câmara Municipal de Pombal aprovou hoje um voto de pesar pelo falecimento do Senhor Manuel Gameiro, natural da Freguesia de Vila Cã e benemérito Cidadão de Pombal, Medalha de Honra do Concelho.

Para Diogo Mateus, importa perpetuar a memória deste benfeitor, lembrando a “afabilidade pessoal e o amor pela sua terra”, de Manuel Gameiro, que se consubstanciou através de inúmeras benfeitorias, de quem “nunca deixou de gostar e de pensar na sua terra de origem”.

Manuel Gameiro foi antiquário de profissão, tendo desenvolvido esta atividade em Lisboa durante largos anos. Nesse período, privou com muitas personalidades nacionais e internacionais, exemplo do seu trabalho meritório.

Manuel Gameiro foi um benemérito de grandes causas, tendo em 1978 doado à Câmara Municipal de Pombal um importante espólio alusivo à vida e à obra de Sebastião José de Carvalho e Melo, Primeiro Marquês de Pombal. Com essa sua generosa ação, torna-se assim o grande impulsionador e fundador do Museu Marquês de Pombal, o único museu monográfico dedicado a este estadista, inaugurado em 1982. Do espólio atual do Museu, algumas das peças de maior importância e valor histórico foram doadas por Manuel Gameiro.

Como forma de homenagem, o Município colocou a sua Bandeira a meia haste, situação que se prolongará até à hora do funeral de Manuel Gameiro, que se realiza hoje, pelas 15 horas, em Vila Cã.

Reconhecendo a importância da sua ação em vida, o Município de Pombal, partilhando da dor, endereça à sua família as mais profundas condolências.