Natal na Cidade arranca hoje com inovação, magia e mais iluminação

“É com o renovado intuito de trazer ao coração da cidade uma maior vivacidade natalícia” que a Câmara Municipal promove mais uma edição do programa “O Natal na Cidade”, que começa amanhã e que se prolonga até ao Dia de Reis, 6 de janeiro de 2016.

Numa aposta clara na inovação e na magia que a época transmite, o programa deste ano pretende mais uma vez chegar a todos os públicos, de todas as idades e com gostos diferenciados. Também por isso, foram envolvidas as Instituições de Solidariedade Social do concelho, as escolas e também as associações e coletividades do Município, bem como os comerciantes da cidade, que têm sempre uma parte ativa nos festejos.

Com um investimento global de 25 mil euros, o Natal na Cidade tem este ano 36 atividades, em seis locais fixos a que acresce algumas ruas da cidade, num total de 800 horas de muita animação. Há mais zonas com decoração de rua, mais iluminação em pelo menos 12 ruas da cidade, incluindo o centro histórico, mais animação, mais atividades e mais árvores de Natal.

Esta edição apresenta como inovação, a realização do “Mercado de Natal” no Jardim do Cardal, nos fins de semana de 5 e 6, e no de 12 e 13, que é considerado, pela autarquia pombalense, como um “espaço de oportunidade para os artesãos e produtores locais poderem expor e vender os seus produtos”. Esta foi a forma que o Município teve para responder aos pedidos e anseios dos munícipes, ou seja “dá mais tempo e concentra o Mercado durante dois fins de semana”, assume a vereadora com o Pelouro da Cultura e Turismo.

Segundo Ana Gonçalves, “o Mercado vai funcionar numa tenda, com 110 metros destinados à venda, estando já inscritas 80 pessoas, entre artesãos, pequenos produtores/criadores e Instituições de Solidariedade”. A autarca revela ainda que a Câmara “desafiou a Associação Comercial para que os lojistas tenham as portas abertas até às 22 horas, permitindo assim que com a animação, as pessoas fiquem mais tempo na rua e possam realizar as suas compras até mais tarde”.

Do vasto programa agendado, destacam-se os concertos “O Carrilhão Lusitano”, marcado para as 17h30 e 21 horas de amanhã, no Largo do Cardal. Este é o segundo maior carrilhão itinerante do mundo, composto por 63 sinos e com um peso bruto de 15 toneladas. Foi construído na Holanda e faz-se transportar num camião com 11 metros de comprimento.

Ainda amanhã será ligada a iluminação natalícia e colocada nas ruas toda a decoração.
Miss E@sy – Banda Cómica-Teatral da Companhia Marimbondo animará as ruas da cidade, a partir das 16h30 de domingo, estando prevista uma hora antes, 15h30 um Flash Mob de Natal – DanSpirit no Mercado de Natal.

Realejo de Sintra, The Balck Mamba, concerto de Cato Lírico e Harpa, Musical Carochinha, Bailado Quebra Nozes, desfiles de Pais Natal, fanfarra de bombeiros, concertos das filarmónicas e atuação do Coro Infanta-Juvenil são outras das atividades previstas, para além dos ateliers para o público infantil e sénior – a decorrer na tenda do Jardim. Previstas estão também as tradicionais fogueiras.

Outra das novidades deste ano, é realização do Presépio da aldeia da Arroteia, um desafio lançado à população em outubro, pelo presidente da Câmara Municipal e que foi aceite pela população.

O programa “O Natal na cidade” termina no dia 6 de janeiro com a atividade “Vamos cantar às janeiras…”, um momento musical cujas interpretações estão a cargo da Tuna Sénior da Associação de Pensionistas, Reformados e Aposentados de Pombal (APRAP) e da Musicool”. Este concerto vai decorrer em algumas ruas da cidade, abrangendo também, os locais de comércio pombalenses.

Consultar o programa.