Museu Municipal acolhe exposição sobre o Terramoto de Lisboa (1755)

O Município de Pombal inaugura na próxima quarta-feira, dia 25 de novembro, a exposição O Grande Terramoto de Lisboa (1755-2015), às 10H30 na Capela da Misericórdia – Centro Cultural de Pombal.

Esta exposição pretende evocar este acontecimento e a sua influência na história de Portugal e, em particular, de Pombal, que teve na ação de Sebastião José de Carvalho e Melo uma enorme repercussão no desenvolvimento urbano, social e patrimonial de Pombal.

Patente ao público até ao próximo dia 6 de janeiro de 2016, na exposição serão recriados diferentes cenários, com diversas obras pertencentes ao acervo do Museu Marquês de Pombal, que até agora apenas integraram o seu Fundo de Reservados e o Centro de Documentação.

Os visitantes poderão ter acesso a Gravuras, documentação legislativa, obras bibliográficas, para além de outros bens museológicos doadas por diferentes beneméritos do Museu Marquês de Pombal, nomeadamente pelo Sr. Manuel Gameiro, pelo Sr. Carlos José Gomes Vieira e pelo Dr. Carlos Henriques Gomes Villar.

A exposição será ainda enriquecida com um conjunto de gravuras que fazem parte do espólio do Museu da Cidade de Lisboa.

Ao longo do período de duração da exposição, o Museu Municipal terá disponível o atelier “Gaiola Pombalina”, que poderá ser frequentado mediante marcação prévia, através dos contactos: museu@cm-pombal.pt ou 236 210564.