Acesso Rápido

Dia da Floresta Autóctone assinalado há 10 anos pela Câmara

Dia da Floresta Autóctone assinalado há 10 anos pela Câmara

“Pombal Mais Autóctone – Plantação e Estacarias” é o nome da atividade que irá desenrolar-se entre os dias 20 e 23 de novembro, numa iniciativa conjunta dos Pelouros do Ambiente e das Florestas da Câmara Municipal de Pombal.

Esta iniciativa tem como objetivo continuar as boas práticas ambientais que têm sido implementadas pelo Município de Pombal que há 10 anos comemora o Dia da Floresta Autóctone, que se assinala a 23 de novembro, segunda feira.

A primeira ação está marcada para o dia 21, sábado, e irá desenrolar-se em Carnide.

Programa:

Sábado, 21 de novembro,
das 9h30m – 10h30m
Ação de informação e sensibilização “Reabilitação, Limpeza e Valorização da Ribeira de Carnide – boas práticas de intervenção em linhas de água”
Oradores: Pedro Teiga (Especialista em Reabilitação de Rios) e Manuela Oliveira (Coordenadora Nacional do Projeto Rios)
Local: Auditório da Junta de Freguesia de Carnide

Das 10h30m – 12h30m
Plantações e estacaria na Ribeira de Carnide
Local: troço da ribeira localizado atrás da Igreja de Carnide
Público-alvo: Escuteiros do Concelho de Pombal e população em geral
Parcerias: Engenho e Rio, Projeto Rios, Junta de Freguesia de Carnide, Corpo Nacional de Escutas da Região de Leiria, Agrupamentos de Escuteiros do Concelho de Pombal

A segunda ação das comemorações decorre a segunda feira 23 de novembro:
10h – Visita ao espaço verde contíguo à Urbanização Casal Monteiro, no Barrocal, alvo de plantações nos últimos 2 anos
10h30m – 12h – Retancha de árvores e arbustos autóctones
(Carvalhos germinados, nos viveiros municipais, a partir da plantação de bolota recolhida em 2014, durante as ações de comemoração do Dia da Floresta Autóctone)
Público-alvo: Crianças e educadoras do Jardim-de-infância do Barrocal (Eco-Escola)

A terceira e última ação desenrola-se de 20 a 23 de novembro com a plantação de árvores/arbustos autóctones nos espaços verdes das escolas inscritas no Programa Eco-Escolas.
Público-alvo: comunidade escolar das 20 escolas inscritas no Programa Eco-Escolas

Com estas iniciativas, a Câmara Municipal de Pombal pretende: Promover a requalificação e naturalização da Ribeira de Carnide;  Preservar e valorizar o património natural do Concelho; Enriquecer os espaços verdes do Concelho com espécies de árvores e arbustos autóctones; Alertar para os perigos da vegetação exótica invasora; Sensibilizar a comunidade escolar e demais participantes para a importância das florestas autóctones.

Enquadramento:

A 23 de novembro celebra-se o Dia da Floresta Autóctone, uma floresta constituída por árvores e arbustos de espécies originárias do nosso território. Este dia foi estabelecido para promover a importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se, simultaneamente, como o dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de março, que foi criado, inicialmente, para os países do Norte da Europa.
Novembro é a época ideal para plantar árvores de espécies autóctones e em março, no Dia Mundial da Floresta, será a altura ideal para cuidar as espécies plantadas.