Comitiva política e empresarial de Cabo Verde impressionada com empreendedorismo de Pombal

Um grupo de empresários e de autarcas das Ilhas do Fogo e Brava (Cabo Verde) conheceu hoje algumas empresas e serviços de Pombal, no âmbito de uma visita que está a realizar à Região de Leiria, e mostrou-se impressionado com o dinamismo e a capacidade empresarial do concelho e dos pombalenses.

A comitiva foi recebida, ao início da manhã, pelo Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus, que deu a conhecer alguns projetos pioneiros que estão em curso e que foram desenvolvidos pela autarquia – deu como exemplo, entre outros, a abertura do capital social da ETAP a empresários, o que permitiu já este ano o aumento em 30% de alunos -, e manifestou toda a vontade e interesse de cooperação entre o Município de Pombal e os de Cabo Verde.

O Presidente da Câmara falou sobre os dados, conhecidos há dias, no Anuário Financeiro, e explicou como é que o Município de Pombal atingiu estes resultados “tão positivos”, destacando-se assim dos 308 concelho do país. “Nós fazemos mais investimentos que os outros mas com recursos humanos equilibrados”, ou seja “existe uma grande preocupação em manter o equilíbrio entre o investimento e a receita”, assumiu Diogo Mateus.

No seio da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Pombal “tem-se vindo a destacar em vários projetos e investimentos”, realçou o Presidente da Câmara explicando que “aqui procuramos fazer tudo dentro de casa”, dando como exemplo os serviços do abastecimento de água, saneamento ou mesmo nas relações com fornecedores.

Depois de visionarem o filme “Cinco Sentidos” sobre o concelho, a comitiva, composta por 10 pessoas, visitou a Escola Tecnológica Artística e Profissional (ETAP), as empresas Indumape,  Derovo, Distripombal e Grupo ITMI, as lojas do Projeto Porta Aberta e o Museu Marquês de Pombal.

Este grupo de autarcas e empresários visitou ao longo desta semana, diversos municípios da Região de Leiria, procurando explorar e desenvolver diversas formas de cooperação das quais possam resultar ideias, projetos, boas práticas, potencialidades e oportunidades de investimento, bem como fortalecer os laços de parceria/relacionamentos já existentes entre estas duas regiões.

A visita à Região de Leiria integra um conjunto de reuniões de trabalho com várias empresas e associações da região, bem como a assinatura de vários protocolos de parceria e cooperação entre os municípios visitados e as autarquias e instituições cabo-verdianas. Entre os encontros empresariais, a comitiva tem também a oportunidade de visitar alguns ícones turísticos da Região de Leiria.

A visita a Pombal representou uma excelente oportunidade para a apresentação das potencialidades económicas do concelho e da sua capacidade atrativa ao investimento, bem como para a divulgação das referências identitárias do nosso território.