Semana da alimentação saudável e sustentável – 9 a 16 de outubro

A Câmara Municipal de Pombal, através do seu pelouro do Ambiente e em parceria com o Gabinete de Nutrição do Município, realiza a partir de hoje e até dia 16 de outubro e, pela primeira vez, a “Semana da Alimentação Saudável e Sustentável”, sendo que hoje se assinala o Dia Mundial do Ovo, e a 16 o Dia Mundial da Alimentação.

Esta iniciativa insere-se no âmbito das comemorações dos 20 anos do Programa Eco-Escolas em Portugal, e pretende sublinhar a importância de estilos de vida saudáveis e sustentáveis focando desta vez a atenção na alimentação.

Esta ação é dedicada, exclusivamente, às escolas inscritas no Programa Eco-Escolas e aos colaboradores do Município de Pombal que frequentam o refeitório municipal.
Ao longo de uma semana serão realizadas as seguintes atividades:

9 de outubro – Dia Mundial do Ovo: o prato principal a ser servido hoje, nas eco-escolas e no refeitório municipal, incluirá o ovo na sua confeção. Nestes locais estão afixados cartazes com informação sobre a importância de uma alimentação saudável e sustentável, bem como sobre a importância do ovo na alimentação. Neste dia e contando com a parceria da Derovo, as toalhas de tabuleiro a usar nas cantinas das Eco-Escolas e no refeitório municipal são oferecidas por esta empresa, e terão informações sobre a importância do consumo do ovo, da alimentação saudável e sustentável e jogos didáticos.

16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação: oferta de um pequeno ramo de ervas aromáticas/condimentares, resultantes da produção própria do viveiro/horta municipal, aos colaboradores do Município de Pombal, que frequentam o refeitório municipal, com vista a sensibilizá-los para a importância das plantas na nossa alimentação e saúde. Devido à sua composição nutricional e funções que desempenham na saúde, as ervas aromáticas são um excelente substituto do SAL, conferindo sabores, aromas e cor às refeições. A sua utilização na redução da ingestão de sal na dieta poderá influenciar dupla e positivamente a saúde, quer pela redução da quantidade de sal nos alimentos, quer pelas propriedades benéficas que apresentam para a saúde.

As escolas também foram convidadas a realizar esta atividade. Para tal, foi sugerida a utilização das ervas aromáticas existentes nos canteiros, hortas e/ou espaços verdes da escola ou ainda as ervas aromáticas espontâneas existentes no meio envolvente.

Ao longo da semana são disponibilizados materiais pedagógicos aos coordenadores do Programa Eco-Escolas, para que estes abordem a temática em sala de aula (apresentação em PowerPoint, jogos didáticos, sugestões de atividades com a reutilização de diversos resíduos e folhetos informativos), de uma forma autónoma e nos dias e horários que considerem mais pertinentes/adequados.

Outra das iniciativas passa pela decoração de estruturas metálicas em forma de ovo, construídas e fornecidas pelo Município de Pombal às Eco-Escolas interessadas. Toda a comunidade escolar deverá ser envolvida na decoração das referidas estruturas, utilizando para o efeito a reutilização de diversos materiais (resíduos).

Dinamização nas eco-escolas interessadas de um workshop sobre “Alimentação Saudável e Sustentável”. Esta atividade será dinamizada pelos técnicos do município afetos ao Pelouro do Ambiente e ao Gabinete de Nutrição e incluirá uma palestra dinâmica e interativa sobre o tema, uma oficina de culinária (consumo de alimentos saudáveis, aproveitamento integral de alimentos, combate ao desperdício alimentar) e um atelier de reutilização (prevenção da produção de resíduos).

A oficina de culinária conta com a parceria da empresa Campovo, S.A. e com o produtor local Manuel Sintra, que oferecem os ovos e os legumes, respetivamente, para a confeção de queques saudáveis e sustentáveis.