Pombal conquista segundo lugar no concurso de fotografia “Luz em Flash”

Com a fotografia “O Principezinho”, a Câmara Municipal de Pombal ganhou o segundo prémio na Categoria A, do concurso de fotografia “Luz em Flash”. Uma organização da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, da Sociedade Portuguesa de Ótica e Fotónica e com o apoio do Glicínias Plaza, como patrocinador exclusivo.

A autarquia concorreu às categorias A – Prémio Glicínias Plaza, destinada a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico;  e B – Prémio Glicínias Plaza: para alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.

Estes trabalhos sujeitos a concurso foram realizados no âmbito da atividade “Ligt Painting”, desenvolvido no Programa Férias Ativas – Páscoa 2015, que animou o concelho de Pombal

O concurso “Luz em Flash”, surgiu no âmbito do Ano Internacional da Luz 2015 (AIL 2015) – resultante da iniciativa de um vasto consórcio de diferentes entidades científicas juntamente com a UNESCO – que pretende evidenciar aos cidadãos de todo o mundo a importância da luz e das tecnologias óticas nas suas vidas, no seu futuro, e no desenvolvimento da sociedade.

Teve por objetivo a produção de fotografias que mostrem o papel vital que a luz e as tecnologias baseadas na luz desempenham no dia a dia. As fotografias tiveram de evidenciar uma das quatro dimensões da luz: ciência, tecnologia, natureza e arte/cultura.

Este concurso decorreu em Portugal e nos restantes estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A submissão de trabalhos decorreu entre 20 de fevereiro de 2015 e 10 de maio de 2015, tendo sido recebidos 496 trabalhos nacionais e internacionais.

A entrega de prémios e a inauguração da exposição com todos os trabalhos, ocorre na próxima sexta feira, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, às 17.30 horas. Pombal receberá uma máquina fotográfica, como prémio.