Câmara de Pombal distinguida com Bandeira Verde “Município ECOXXI 2015”

Pelo nono ano consecutivo, a Câmara Municipal de Pombal voltou a ser distinguida com a bandeira verde “Município ECOXXI”, devido ao seu empenho na implementação do desenvolvimento sustentável. Na cerimónia que decorreu em Sesimbra e numa iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa, esteve presente o vereador Renato Guardado, responsável pelo pelouro do Ambiente.

Renato Guardado mostra-se satisfeito com mais esta distinção, assumindo que as boas práticas ambientais “são e vão continuar a ser uma das prioridades no desenvolvimento estratégico do concelho”. Renato Guardado assume que “muito já foi feito” no Município, admitindo haver ainda “um caminho a percorrer” no âmbito das políticas de sustentabilidade.

Pombal obteve uma pontuação de 79% na classificação dos 21 indicadores e 65 subindicadores que distinguem a adoção de boas práticas, políticas e ações ambientais em torno de temas considerados determinantes, tais como: água, resíduos, energia, educação ambiental, participação ativa, conservação da natureza, mobilidade, turismo, ordenamento do território, entre outros.

À semelhança de anos anteriores, foram sorteados um conjunto de prémios ECOXXI, no decorrer da Cerimónia, que visam contribuir para reforçar o percurso da sustentabilidade nos municípios ECOXXI. O Município de Pombal foi um dos

contemplados com a atribuição do Prémio “Elaboração de um estudo de consultoria focado na política global de gestão de frota”, no valor de 3000,00€, oferecido pela empresa Reditus.

O ECOXXI é um Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE desde 2005, e dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.

O programa visa a identificação e o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade valorizando, entre outros aspetos a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, politicas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.