Biblioteca celebra 17 anos com mais de 15 mil leitores inscritos

A Biblioteca Municipal de Pombal assinala na próxima quinta feira, dia 24, o seu 17º aniversário, com a presença da escritora Carmen Zita Ferreira. A sessão de animação e promoção do livro e da leitura é dirigida às crianças dos Jardins de Infância de Pombal.

A sessão da manhã decorrerá na Biblioteca Municipal, com início às 10h30, seguindo-se um momento de partilha do bolo de aniversário, pelas crianças e leitores presentes. A sessão da tarde está prevista para as 14h30, no Largo do Cardal, se as condições meteorológicas o permitirem. Aqui estará a Biblioteca Itinerante para uma ação de promoção e divulgação dos serviços desta Biblioteca e da Biblioteca Municipal.

Dados estatísticos da Biblioteca Municipal relativos a este ano 2015:

Leitores:

Número total de leitores inscritos: 15324

Número de leitores inscritos em 2015: 3017

Empréstimos (Biblioteca Municipal + Biblioteca Itinerante)

Total de requisição de documentos em 2015: 6137

Número de documentos emprestados em 2015: 16699

Número de acessos à internet nas salas de leitura

Sala de Adultos: 3535

Sala Infanto juvenil: 2152

Atividades de promoção do livro e da leitura (número de Leitores/utilizadores abrangidos)

XXI Feira do Livro: 3800 crianças

Momentos com Sabedoria (projeto dirigido aos Lares, Centros de Dia e IPSS´s): 460

Sabores & Saberes da Leitura (projeto de promoção do livro e da leitura dirigido aos Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo): 835

Tons & Sons da leitura (projeto de promoção do livro e da leitura dirigido ás famílias): 410

Ateliers de verão na Praia do Osso da Baleia: 352

Visitas guiadas à Biblioteca com atividade de promoção da leitura e atelier: 442

Serviços disponíveis:

Visitas guiadas – Viagens pedagógicas e lúdicas pelos vários espaços e serviços da Biblioteca Municipal dirigidas aos alunos de todos os níveis de ensino, durante o período letivo. Atividade de formação de utilizadores, onde se pretende dar a conhecer os vários espaços e serviços disponibilizados e utilizar todos os recursos existentes na Biblioteca.

Atividades de promoção do livro e da leitura dirigidas às famílias – Atividades onde crianças e pais são convidados a ouvir histórias, a descobrir o livro e os seus autores. Aqui pretende-se transportar as crianças para o imaginário dos contos infantis, incentivando o contacto com os livros e estimulando o prazer da leitura. Esta atividade é complementada com um atelier de expressão, a partir das histórias lidas, com objetivo de criar um elo de ligação entre as crianças e o livro. Estas atividades decorrem, na Biblioteca Municipal, com uma periodicidade mensal.

Serviço educativo dirigido ao público escolar, Lares, Centros de Dia e IPSS´s – O Serviço Educativo da Biblioteca Municipal tem como principal objetivo a promoção de um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas em torno do livro, da leitura e da escrita, bem como o incentivo a outras demonstrações artísticas e culturais, dirigidas aos mais variados públicos, desde a comunidade educativa, lares, centros de dia e outras instituições de solidariedade social. As atividades e projetos promovidos pelo serviço educativo podem ser dinamizadas em itinerância ou na Biblioteca.

Outros serviços prestados – Além das atividades de promoção do livro e da leitura, a Biblioteca Municipal proporciona aos seus utilizadores um conjunto diversificado de serviços: empréstimo domiciliário, empréstimo a instituições, acesso à internet, serviço de impressão/fotocópia e scanner, catálogo online, serviço de referência, Biblioteca Itinerante e Postos de Leitura nas Juntas de Freguesia.

A Biblioteca Municipal:

Inaugurada a 24 de setembro de 1998, a Biblioteca Municipal de Pombal está instalada num edifício de arquitetura moderna, um espaço atraente e dinâmico cuja construção resultou da parceria entre a Câmara Municipal de Pombal, o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e a Fundação Calouste Gulbenkian. A Biblioteca Municipal disponibiliza aos seus leitores o acesso a um conjunto de recursos informativos diversificados, atualizados e devidamente organizados – livros, publicações periódicas, documentos multimédia e outros suportes documentais.

Sobre a escritora Carmen Zita Ferreira

É natural de Ourém e nasceu no ano de 1974. Estudou na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo concluído a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses. É Mestre em Ciências Documentais, na variante de Bibliotecas e Centros de Documentação, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com a Dissertação “Biblioterapia aplicada a idosos: um novo desafio para as bibliotecas públicas portuguesas”.

Publicou em 2004 o livro de poesia “Jogo de Espelhos” (Ed. Som da Tinta) e em 2006 “Do mar grande e doutras águas” (Ed. Gama), num projeto com mais quatro poetas portugueses. Viu publicado, também em 2006, um poema de sua autoria no livro “Foto&Legenda – O blog” (Ed. Som da Tinta). Está representada em várias antologias de poetas lusófonos.

Em 2010 estreou-se na Literatura Infanto-Juvenil, com o livro “O Bicho de sete cabeças – História de uma eleição democrática” (Ed. Trinta por uma linha), ilustrado por Sandra Serra, obra recomendada pelo PNL – Plano Nacional de Leitura (para apoio a projetos relacionados com Cidadania para os 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade).

Em 2013 editou o livro de poesia para a infância “Dois dedos de conversa”, ilustrado por Sara Cunha, com a chancela da Tropelias & Companhia (Ed. Trinta por uma linha).