Ministro da Educação e Ciência visitou escolas de Pombal

Com a visita do Senhor Ministro da Educação e Ciência, Professor Doutor Nuno Crato, a alguns estabelecimentos de ensino do concelho, a Câmara Municipal de Pombal continua a marcar o arranque do novo ano lectivo, apostada que está na potenciação do sucesso escolar.

A Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal, a primeira Escola Profissional do País, abriu portas com mais 200 novos alunos, significando isto um crescimento de 134% relativamente ao ano de 2013. O número de turmas da escola aumentou 50%, sendo que a maioria dos alunos são residentes no concelho de Pombal. Destaque para o facto dos restantes estudantes serem provenientes de 13 concelhos do País, predominantemente da região centro.

Os cursos oferecidos na ETAP correspondem às necessidades do tecido empresarial/industrial do concelho de Pombal. Reflexo desta parceria é, a formalização recente da abertura a privados do capital social da “Pombal Prof – Sociedade de Educação e Ensino Profissional, Sa” (entidade que gere a ETAP) , que passou a deter um capital social de 400 mil euros, dos quais 67,7% são subscritos por algumas das maiores empresas do concelho. Com esta operação, esta Escola passa a integrar 47 accionistas dos quais 41 são empresas do concelho, que empregam no total mais de 2600 trabalhadores e geram uma facturação superior a 322 milhões de euros.

Mais que construir telhados e janelas, a ocasião é de aposta na qualificação humana e preparação da juventude para o futuro. A Câmara Municipal de Pombal continua a ter como prioridade o combate ao abandono e ao insucesso escolar, pois, segundo o seu presidente, Diogo Mateus “importa tratar dos passarinhos e não das gaiolas”.

O Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escola “Pombal 2020” – Sucesso Escolar 100%, é um projeto inovador de intervenção e de proximidade, com as quatro principais dimensões que influenciam o sucesso escolar: o aluno; a família; a escola e o território. Arrancou no ano lectivo de 2014/15, tendo sido rastreadas 712 crianças, do universo de alunos do 1º e do 3º ano de escolaridade. Foi possível fazer um perfil de cada um e perceber que 15,8% dos alunos do 1º ano e 17,4% do 3º ano precisam de acompanhamento, que continuará este ano letivo de 2015/2016.

O Programa Like Saúde que arrancou no concelho de Pombal em junho último, abrange os alunos dos 10 aos 18 anos, do 2º e 3º ciclo e secundário, num total de cerca de 4.500 alunos. Tem como objetivos principais o de contribuir para a melhoria do estado de saúde global dos jovens pombalenses, para a definição de políticas claras em matérias de consumos de substâncias psicoativas, e para a prevenção do consumo de substâncias em meio escolar, através de estratégias de trabalho continuado com os alunos, professores e as famílias.

Numa iniciativa pioneira no país, a Câmara de Pombal estendeu o acesso gratuito ao Transporte Escolar aos alunos dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, medida que nos próximos três anos representa um investimento municipal de €415.138,45. Para Diogo Mateus esta medida representa “um avanço civilizacional”, e irá permitir um acréscimo de 1500 alunos que usufruirão dos transportes escolares de forma totalmente gratuita. Esta importante medida de apoio às famílias pombalenses na área da Educação, permite que as famílias poupem o equivalente à sua despesa média anual de IMI  o que é bem demonstrativo da justiça e do alcance social desta iniciativa.

Este ano lectivo arranca com dois novos Centros Escolares: Almagreira que representa um investimento superior a 1,1 milhões de euros, e Mata Mourisca que custou 970 mil euros. Já adjudicada está a construção do Centro Escolar de Vermoil (mais de 1,1 milhões de euros) e em fase de recessão de propostas está o Centro Escolar de Pombal (cerca de 2,7 milhões de euros).