Orçamento Participativo de Pombal com 65 projetos em análise

A fase de apresentação de candidaturas do Orçamento Participativo de Pombal resultou na submissão de 65 propostas de projeto, que serão agora analisadas pela comissão técnica.

Os proponentes ao Orçamento Participativo destacaram a Cultura e o Desporto como as áreas que querem ver intervencionadas, tendo surgido 13 propostas em cada uma destas áreas temáticas. Espaço público/espaços verdes e infraestruturas viárias/trânsito/mobilidade resultam na apresentação de 20 propostas, dez em cada uma.

Turismo, Comércio e Promoção Económica (6); Urbanismo, Reabilitação e Requalificação Urbana (5); Ação Social (4); Segurança e Proteção Civil (2) e Marketing territorial e comunicação (1) e Educação e Juventude (1) são outras áreas que levaram os pombalenses a apresentar propostas.

Durante o mês de agosto, o Município promoveu 16 Assembleias Participativas em todas as freguesias do Concelho, que registaram uma afluência superior a meio milhar de pessoas.

Findo o prazo para a entrega das propostas (dia 5 de setembro), o processo seguiu agora para a Comissão Técnica de Avaliação, composta por técnicos do Município e por um elemento do Executivo Municipal. Esta equipa tem até ao dia 15 de setembro de avaliar as propostas e publicar os resultados provisórios.

A parir desse dia e até 25 de setembro haverá espaço a reclamações, que serão respondidas pela equipa técnica, que depois publicará os projetos definitivos, que serão postos a votação, de 6 a 13 de outubro.

A votação poderá ser feita através da Internet e das Assembleias de Voto, que o Município promoverá em todas as freguesias. Estas assembleias serão sessões presenciais e funcionarão como um complemento à votação online, permitindo aos cidadãos que não tenham acesso à Internet a oportunidade de exercer o seu direito de voto.

No dia 15 de outubro será apresentado o projeto vencedor. Todo este processo pode ser acompanhado em www.pombalparticipa.pt ou em www.cm-pombal.pt.