Pombal assume-se cada vez mais como um “Município Educador” – Secretario de Estado do Ensino Básico e Secundário enaltece trabalho desenvolvido pela Câmara

No dia da Educação, assinalado hoje, terça-feira, dia 8 de setembro em Pombal, e que contou, pela primeira vez, com a presença de um membro do Governo, o Presidente da Câmara Municipal salientou “a aposta do executivo” na qualidade de ensino, assegurando que “desde o primeiro dia, a nosso opção é a promoção do sucesso escolar”.

Diogo Mateus, que falava a uma plateia de cerca de 300 pessoas, entre alunos, professores e educadores, que no ano letivo de 2015/2016 desempenharão funções no Município de Pombal, anunciou a “revisão” da Carta Educativa do Concelho, ainda em curso e que deverá estar concluída e aprovada até ao final deste ano.

“A adesão e o empenho da comunidade nos vários projetos educacionais, dá-nos a garantia que estamos a trilhar um bom caminho”, afirmou o Presidente da Câmara, assumindo que o trabalho do executivo “é feito com seriedade e empenho de todos”, salientando a importância e a necessidade “da comunidade de Pombal continuar a estar envolvida. Assim, vamos conseguir fazer melhor para atingirmos o sucesso”.

Durante a sua intervenção, o Presidente Diogo Mateus deu conta de algumas “novidades” que marcam este início de ano letivo, como seja o alargamento dos transportes gratuitos a estudantes do 10, 11 e 12º anos, a criação de uma nova linha da rede de transportes urbanos Pombus e mais paragens, nomeadamente junto às escolas e a transferência de alunos para os agrupamentos existentes, entre outras.

Este ano letivo será marcado ainda pela abertura de DOIS novos Centros Escolares: Almagreira, que representa um investimento de 1,2 milhões de euros, e Mata Mourisca, que custou 970 mil euros. A autarquia tem vindo ainda, a proceder a intervenções nas escolas e centros escolares existentes, ação que é completada pela melhoria do Parque Informático Escolar.

O Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Doutor Fernando Reis, enalteceu o trabalho e “as boas práticas” que têm vindo a ser desenvolvidas pela Câmara de Pombal, na área da Educação, classificando de “importantíssimo”.  Congratulou-se com a “boa articulação” existente no concelho, entre a autarquia, escolas, professores e demais instituições, frisando que “o trabalho só pode ser feito por todos, porque estamos todos a ajudar as nossas crianças e jovens”.

“A aposta do Governo tem sido na qualidade do ensino”, afirmou o Secretário de Estado Fernando Reis, explicando que depois “da melhoria da qualificação dos portugueses”, a hora é de “garantir a manutenção dessa melhoria”.

Anunciou ainda ser objetivo Europeu e do Governo, garantir o pré-escolar às crianças de 4 anos, já em 2016 e, a partir dos 3 anos em 2017.