Acesso Rápido

Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário na abertura do Dia da Educação

Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário na abertura do Dia da Educação

O Município de Pombal assinala amanhã, terça-feira dia 8, o Dia da Educação com a presença do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Doutor Fernando Reis, acolhendo, pelas 09H30, no Teatro Cine de Pombal os Professores do 1º Ciclo e Educadores de Infância, que no ano letivo de 2014/2015 desempenharão funções no Município de Pombal.

 

Com esta ação, a Câmara Municipal pretende dar as boas vindas aos novos docentes, apresentar o concelho e as iniciativas municipais na área da Educação. É seu objetivo ainda motivar os que há muitos anos contribuem para a exigente tarefa de ensinar e formar crianças e jovens de Pombal.

 

Com o início do ano escolar, a autarquia lança uma nova medida de suma importância, que passa pelo alargamento do direito ao transporte escolar gratuito aos alunos do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, num total de 1500 alunos. Desta forma, o transporte escolar dos alunos abrangidos pelo Ensino Obrigatório é totalmente gratuito.

 

Esta iniciativa, pioneira no país, representa um investimento de mais de 415 mil euros para os próximos 3 anos, sendo mais uma medida importante de apoio às famílias do concelho na área da Educação. E é a pensar nas famílias que a autarquia irá lançar, no próximo dia 14 uma nova linha (Amarela) da Rede de Transportes Urbanos Pombus, e aumentar o número de paragens.

 

Este ano letivo será marcado ainda pela abertura de 2 novos Centros Escolares: Almagreira, que representa um investimento de 1,2 milhões de euros, e Mata Mourisca, que custou 970 mil euros. A autarquia tem vindo a proceder a intervenções nas escolas e centros escolares existentes, ação que é completada pela melhoria do Parque Informático Escolar.

 

Adjudicada está já a construção do Centro Escolar de Vermoil, obra muito esperada pela população, e que irá colmatar as necessidades das famílias daquela freguesia. A construção arrancará em breve e representa um investimento municipal de 1,1 milhão de euros.

 

 

PROGRAMA – DIA DA EDUCAÇÃO

09h30 – Receção às entidades
Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Dr. Diogo Mateus

 

I Painel
Testemunhos
Dr. Nuno Campos (ex-Médico da Seleção Nacional) e João Paulo Simão (AcroPombal)

 

Momento musical

 

11h00 – Visita à exposição “Pombal – Município Educador”
Coffe break

 

11h30 – Intervenção do Senhor Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Doutor Fernando Reis

 

II Painel
Assinatura de Protocolo de Cooperação entre o Município de Pombal, Agrupamento de Escolas do Concelho e ACES do Pinhal Litoral no âmbito do Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar – POMBAL 2020, Sucesso Escolar 100%

 

Entrega de Diplomas ao Docentes do 1º Ciclo que participaram nas sessões de formação ministradas pela EPIS

 

Momento Musical

 

12h30 – Buffet – Quinta de Sant’Ana (deslocação em autocarro do Município)