Acesso Rápido

Diogo Mateus apresenta Pombal 2020 – Sucesso Escolar 100% (Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar) ao Senhor Presidente da República

Diogo Mateus apresenta Pombal 2020 – Sucesso Escolar 100% (Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar) ao Senhor Presidente da República

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal apresentou ao Presidente da República os resultados do trabalho desenvolvido pelo Município no âmbito do Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar – Pombal 2020 – Sucesso Escolar 100%.

A apresentação foi feita no âmbito do “Encontro EPIS 2015 – A construir o futuro”, promovido pela Associação Empresários pela Inclusão Social, que convidaram o Município de Pombal para apresentar o seu projeto e os seus resultados ao Chefe de Estado, no antigo Museu dos Coches.

Para Diogo Mateus, o Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar Pombal 2020 – Sucesso Escolar 100% é uma inovação “que aborda e intervém nas quatro principais dimensões que influenciam o sucesso escolar: o aluno, a família, a escola e o território”. Para conseguir os objetivos do programa, o processo de rastreio integra técnicos do Município, dos Agrupamentos de Escolas e do Centro de Saúde, onde já foi possível “apreciar individualmente 706 crianças, do universo de alunos dos 1º e 3º anos de escolaridade, e conseguir o perfil de cada uma”, explica o autarca.

Com o trabalho desenvolvido, serão acompanhamentos 15,8% das crianças avaliadas do 1º ano e 17,4% das crianças do 3º ano, tendo por base os resultados obtidos nos testes auditivos, visuais, ao nível das aptidões psicomotoras, da atenção, da memória e das competências cognitivas.

“Nos dados que agora dispomos, importa sublinhar que 21% dos nossos meninos apresentam divergências no campo da visão, o que deve obrigar a repensar a saúde nas escolas”, frisou disse Diogo Mateus, que explicou ainda que no ano de arranque “a ação centrou-se no conhecimento das necessidades individuais”, o que permitirá, no segundo ano, “o acompanhamento de cada criança, dando-lhe a proximidade e atenção técnica que exige”. “Motiva-nos o facto de termos conseguido integrar e mobilizar 32 escolas do concelho neste projeto de parceria, contando com o empenho de docentes e coordenadores, e com a total recetividade dos 3 agrupamentos de escolas do concelho”, afirmou, reiterando o facto de ter contado “com uma elevada participação de docentes nas ações de formação dinamizadas”.

A implementação do Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar Pombal 2020 – Sucesso Escolar 100% é pioneiro no universo do projeto da Associação EPIS, tendo sido o primeiro concelho a adotar um método abrangente a todas as crianças que frequentam o 1º ciclo, sendo que no ano letivo corrente incidiu sobre os alunos dos 1º e 3º anos.

Para além do Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar, o Município de Pombal trabalha no sentido de ter no próximo ano letivo, o envolvimento das famílias, no âmbito do projeto “Estudar é Giro” e, para os alunos do 2º ciclo, o programa Jovem Autarca, com o intuito de formar os mais novos para uma cidadania participativa. Para os alunos dp 3 º ciclo e Secundário, o Município de Pombal já implementou o Projeto Like Saúde – Programa de Prevenção de Comportamentos Aditivos e Dependências, com o intuito de formar os jovens como cidadãos prevenidos e informados, com hábitos de uma vida saudável.

A política social e educativa promovida pelo Município é complementada com um conjunto de medidas inovadoras, que passam pelo apoio para aquisição de manuais ou outros materiais escolares; um programa de bolsas de estudo; a distinção do mérito escolar em todos os níveis de ensino; o alargamento ao 10º, 11º e 12º anos, do transporte escolar gratuito, a iniciar em setembro de 2015 e o aumento dos valores atribuídos no âmbito da ação social escolar, em que o Município já suporta quase duas vezes o valor legalmente definido por cada aluno, tudo isto com recurso exclusivo ao orçamento do Município