Espaços Económicos – Expocentro, Centro Municipal de Exposições

Breve Historial

expocentro

O Expocentro, Centro Municipal de Exposições de Pombal, foi inaugurado no dia 23 de Julho de 2004, depois de importantes obras de remodelação de um pavilhão de 5.000 m2 construído em 1993 para servir como entreposto de Transportes Internacionais (Parque Tir). Com a entrada de Portugal na União Europeia, o pavilhão ficou sem utilização, vindo a ser usado para a realização de eventos esporádicos, dos quais o mais marcante era a Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal.

No ano de 2000 iniciou-se o projecto de arquitectura para dotar o pavilhão existente das condições necessárias à realização dos mais diversos eventos económicos, desportivos, culturais e de lazer. As obras de remodelação foram iniciadas em 2003, com inúmeras intervenções que aumentaram a área total coberta para 8.000 m2. Dotado de uma série de modernas infra-estruturas está hoje preparado para as exigências de realização dos mais diversos eventos. Com um Mega Parque de Estacionamento para Automóveis e Autocarros, o Expocentro é dotado de 2 Pavilhões. Um de 2.000 m2 para armazém e logística e o Pavilhão Multiusos com 8.000 m2 de área coberta.

O Centro Municipal de Exposições de Pombal e Pavilhão Multiusos, fica localizado na melhor intersecção de vias rodoviárias e ferroviárias do país. A menos de 1 Km da Auto Estrada A1 e à mesma distância de Lisboa e do Porto, o Expocentro é também servido pelo IC 8, da Figueira da Foz e de Castelo Branco, e pela Auto Estrada do Atlântico a apenas alguns minutos de distância. A Estação de Combóios de Pombal, servida pelos Alfa Pendulares, situa-se a 5 km do Centro Municipal de Exposições, a cidade de Leiria está apenas a 20 minutos de automóvel e a cidade de Coimbra encontra-se a cerca de meia hora de distância.

Funcionalidades

• 5000 m2 de Área Principal de Exposição e Multi-usos.
    • 1000 m2 de Galerias Laterais de Exposição com Cozinha profissionalmente equipada e bar de apoio.
    • 2000 m2 de pavilhão complementar para equipamentos de exposição, equipamentos para eventos e arrumos.
    • Edifício com 2000 m2 de área com as seguintes valências:
        • Grand Hall / Recepção com 2 Pisos, numa arquitectura contemporânea de linhas sóbrias.
        • 2 Escadarias com vista panorâmica para a área central de exposição.
        • Elevador.
        • Balneários para Eventos Desportivos.
        • Balneários para Árbitros.
        • Posto Médico.
        • Instalações Sanitárias para Homens, Senhoras e Deficientes.
        • Serviços Administrativos e de Apoio a Eventos e ao Expositor.
        • Cafetaria Panorâmica.
        • Sala multi-usos panorâmica para Imprensa e Televisão.
    • Acesso Total para Deficientes a todas as áreas do Centro de Exposições.
    • Instalações Sanitárias em 3 cantos do Pavilhão para Homens, Senhoras e Deficientes.
    • Rede Informática, Internet, Telefónica e de Fax através de Telefonia IP.
    • Rede Multibanco.
    • Telefones públicos.
    • Amplo Parque de Estacionamento.
    • Situado numa futura Zona Comercial com Hóteis, Centros Comerciais e de Serviços, Restaurantes, Estação de Serviço e Lavagem Automática de Viaturas.

Localização e Contactos

Parque Industrial Manuel da Mota, 3100 Pombal