Acesso Rápido

Pombal recebe amanhã o 14º Congresso Nacional de Radiodifusão

congresso radiodifusao teatro-cine de pombal

Pombal recebe amanhã o 14º Congresso Nacional de Radiodifusão

O Teatro-Cine de Pombal acolhe a partir das 10 horas deste sábado o 14ª Congresso Nacional de Radiodifusão, iniciativa que contará com a presença de mais de três dezenas de rádios locais, regionais e nacionais.

A escolha de Pombal para a realização deste encontro – que ocorre de 3 em 3 anos e sempre em cidades diferentes -, deve-se à sua centralidade geográfica, mas também ao repto lançado pelo Presidente da Câmara, Diogo Mateus, aquando da realização em Pombal da 1ª Convenção Nacional de Rádios de Proximidade, em abril de 2015, para que a Associação Portuguesa de Radiodifusão organizasse o seu congresso nesta cidade.

O Congresso, promovido pela Associação Portuguesa de Radiodifusão com o apoio do Município de Pombal, conta com a participação de congressistas, representantes das diversas rádios de cobertura local, regional e nacional, dos sectores privado e público e a colaboração, nos diversos painéis, de prestigiados especialistas.

Ao longo de todo o dia de sábado estarão em debate temas de grande actualidade e importância para o sector da Rádio, nomeadamente: “Inovar e diversificar para conquistar novos mercados”; “Rádio: Serviço cultural de interesse público”; e “Rádio Híbrida: O melhor de dois mundos?”.

No domingo, os congressistas terão oportunidade de conhecer Pombal e visitar entre outros espaços, o Castelo e os Museus Marquês de Pombal e de Arte Popular Portuguesa.

Pretende-se que este Congresso constitua, à semelhança das suas anteriores edições, um marco relevante na vida da radiodifusão portuguesa, quer pela circunstância de os temas dos painéis se destinarem a analisar as grandes questões do sector na actualidade, quer pelo facto de as personalidades a convidar para os debates serem profundas conhecedoras das matérias em que intervirão.

A  Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR) é a associação patronal mais representativa do sector de Radiodifusão, tendo associados cerca de 180 de operadores licenciados para o exercício da actividade de radiodifusão sonora, do sector público e privado, de todos os âmbitos de cobertura nacional, regional e local, espalhadas por todo o território nacional. Cabe-lhe a responsabilidade de organizar regularmente o Congresso Nacional de Radiodifusão, tendo já realizado treze edições entre 1990 e 2014, data do último Congresso.