Acesso Rápido

Câmara deliberou apoios às Juntas de Freguesia no valor de 198.609,24 euros

Câmara deliberou apoios às Juntas de Freguesia no valor de 198.609,24 euros

A Câmara Municipal, reunida em sessão ordinária, aprovou a atribuição de um conjunto de apoios às Juntas de Freguesia do concelho no valor global de 188.759,24 euros. Estes apoios irão agora ser votados pela Assembleia Municipal de abril, sendo que se traduzirão em apoios simples e em acordos de colaboração entre o Município e as Juntas em questão.

Nesta reunião, a Câmara aprovou atribuir um apoio financeiro de 3.518,31 euros à Junta de Freguesia de Almagreira, valor que se destinará à construção de muros de suporte de terras no lugar de Vascos e Barbas Novas.

Esta intervenção vem no seguimento da necessidade do alargamento da EM 529, no qual, na zona dos Vascos e Barbas Novas, houve a necessidade de construção de muros de suporte, que minimizam o efeito de queda de terra da barreira e o consequente prejuízo das propriedades vizinhas.

Ao pedido da Junta de Freguesia de Pombal a Câmara votou favoravelmente a atribuição de um apoio em material, no valor de 2.500,00 euros, para a execução do piso do Largo das Alminhas, no Cotrofe.

Também à Junta de Freguesia de Pombal a Câmara deliberou favoravelmente a atribuição de um apoio de 22.500,00 euros, que se consubstanciará através de um Acordo de Colaboração com vista à comparticipação das obras de ampliação do Parque de Merendas do Cotrofe, que a autarquia local está a promover naquele espaço, tendo já executado o encaminhamento das águas de nascente, as vedações, as mesas e as churrasqueiras novas, que servirão o parque de merendas.

À Junta de Freguesia do Carriço foi deliberado um apoio de 1.280,00 euros, através de um Acordo de Colaboração, que se destina à comparticipação na reparação de blackouts e dos estores das salas de aula do Centro Escolar dos Vieirinhos.

À União das Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca (UFGIMM) a Câmara deliberou favoravelmente a atribuição de um apoio financeiro no valor de 2.400,00 euros, acrescidos de IVA (2.952,00 euros), com vista à comparticipação na construção de um muro de suporte de terras e de vedação, na Escola Básica do Grou.

Esta União de Freguesia viu também ser aprovado pela Câmara um pedido de apoio no valor de 5.710,00 euros, acrescidos de IVA (7.023,30 euros), que será formalizado através de um Acordo de Colaboração, para suportar as despesas com os trabalhos de execução da pavimentação do Largo da Igreja da Mata Mourisca.

Também através de um Acordo de Colaboração, e à mesma União de Freguesias, foi atribuído um apoio de 49.819,88 euros, acrescidos de IVA (61.278,45 euros), que correspondem à totalidade da intervenção da execução do Parque de Estacionamento da Rua da Fonte do Cabecinho, na Guia.

Ainda na UFGIMM, a Câmara decidiu apoiar a comparticipação nas despesas com os trabalhos de execução do parque de estacionamento junto do Cemitério da Ilha, através de um Acordo de Colaboração no valor de 6.691,00 euros, acrescidos de IVA (8.229,93 euros).

À mesma autarquia local a Câmara deliberou o apoio de 17.830,00 euros, acrescidos de IVA (21.930,90 euros) para a comparticipação nas despesas com os trabalhos de pavimentação dos acessos viários ao parque de lazer da Ilha, também com recurso a um Acordo de Colaboração.

Mecanismo que foi também encontrado para apoiar a União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze (UFSSLAD), à qual será atribuído um apoio de 16.70,10 euros, acrescidos de IVA (20.602,62 euros), valor que se destina a comparticipar as despesas com os trabalhos de execução das obras de beneficiação de estradas e caminhos municipais naquela União de Freguesias.

A UFSSLAD viu também ser deliberado favoravelmente a atribuição de um apoio (através de um Acordo de Colaboração) no valor de 15.389,45 euros, acrescidos de IVA (18.929,02 euros), para comparticipar nos trabalhos de arranjo do Adro da Igreja de São José, em Santiago de Litém.

Ainda à UFSSLAD foi deliberado um apoio financeiro no valor de 3.838,83 euros, que servirá para comparticipar os trabalhos de limpeza, regularização do terrenos e construção de maciços de cimento para instalação de equipamentos no Parque de Arborismo/Parque de Aventura e Lazer em Albergaria dos Doze.

À Junta de Freguesia de Vermoil deliberou a Câmara atribuir uma apoio de 3.500 euros, apoio este que se destina à comparticipação na substituição do pavimento em areia do Parque Infantil público, junto à Igreja Velha, naquela freguesia, visando a intervenção a colocação de um piso em borracha, que garante melhores condições de segurança e salubridade.

Também à Junta de freguesia de Vermoil foi deliberado um apoio de 4.800,00 euros, para a comparticipação nas obras de demolição e reconstrução de muros, no âmbito dos trabalhos de alargamento da Estrada de Soure, no Outeiro da Ranha e nos Matos da Ranha. Esta intervenção irá permitir o alargamento da faixa de rodagem para os seis metros, atingindo um perfil de 1,5 metros de passeios ao longo desta via.

Por fim, a Câmara deliberou atribuir um apoio à Junta de Freguesia de Carnide para a comparticipação dos trabalhos de execução do desaterro do terreno onde será instalado o futuro estaleiro da junta de freguesia, que contemplou o ensaibramento da Rua da Junqueira. Este apoio traduzir-se-á num acordo de colaboração com o valor de 5.875,88 euros.

 

Câmara apoia coletividades com 9.8500,00 euros

Na mesma reunião, o Executivo deliberou a atribuição de apoios financeiros a quatro coletividades do concelho, no valor de 9.850,00 euros.

À Associação dos Vizinhas e Amigos dos Matos da Ranha a Câmara deliberou a atribuição de um apoio financeiro no valor de 7.500,00 euros, destinados à comparticipação na aquisição de um sistema de aquecimento de águas sanitárias, que servirá de apoio aos balneários daquela coletividade.

Ao ARCUDA, a Câmara deliberou atribuir um apoio de 250,00 euros, que servirão para comparticipar nas despesas com a realização do 4º Torneio de Futebol de Traquinas, Benjamins e Sub 13, que decorre no dia 04 de junho, no âmbito do Dia Mundial da Criança.

À solicitação do Grupo Columbófilo de Pombal, a Câmara deliberou favoravelmente a atribuição de um apoio de 1.500,00 euros para comparticipar nas despesas inerentes à prática desportiva. O Grupo Columbófilo de Pombal tem conseguido alguns títulos importantes, como o de Campeão da Zona Norte do Distrito de Leiria na Classe Yearlings e Campeão do Distrito de Lisboa nas Clássicas Nacionais de Fundo (mais de 700km).

Por fim, a Câmara deliberou atribuir um apoio de 600,00 euros ao Núcleo de Desporto Amador de Pombal, para ajuda na realização de mais uma edição do Convívio Minibasquete NDAP, que se realiza nos dias 22 e 25 de abril. Esta iniciativa está inserida no programa das Comemorações do 25 de Abril.