COMUNICADO – Marcha lenta pela segurança no IC2/EN1 no concelho de Pombal

O número crescente de acidentes com vítimas mortais nos 25 quilómetros do troço do IC2/EN1 que atravessa o Município de Pombal não deixa indiferentes a Câmara e todas as Juntas de Freguesia do concelho.

O projeto que a Infraestruturas de Portugal (IP) apresentou para a requalificação do IC2/EN1 exclui manifestamente o concelho de Pombal de uma solução que vise a segurança e o bem estar das populações e dos automobilistas, o que por si só deve ser motivo suficiente de grande indignação de todos os pombalenses.

Este projeto de requalificação do IC2/EN1, desenhado para o distrito de Leiria, não contempla nenhuma intervenção de segurança rodoviária para os 25 km do troço do concelho de Pombal. Em contraponto, no concelho de Leiria prevê a construção de 5 rotundas em 9 km, denotando critérios imperceptíveis, que vêm agravar a discriminação a que o concelho de Pombal tem sido votado nos últimos anos.

Apesar dos sucessivos e veementes alertas de todos os autarcas do concelho de Pombal para a necessidade da projeção de cruzamentos desnivelados, rotundas, semáforos, passagens pedonais e separadores centrais para estes 25 km que atravessam Pombal, baseados em dados concretos que mostram a existência de pontos negros nesta estrada, não percebemos a indiferença a que a Infraestruturas de Portugal nos votou.

Apesar do esforço e ação deste Município, que nos últimos três anos promoveu por sua iniciativa as maiores intervenções em estradas e itinerários nacionais no concelho – Rotunda do Alto do Cabaço e acesso à Zona Industrial das Meirinhas, ambas no IC2/EN1 e a requalificação urbana da EN109, na Guia -, não podemos deixar de exigir a esta empresa a assunção das suas responsabilidades.

Assim, e após várias reuniões com os presidentes de Junta e com a Infraestruturas de Portugal, consideramos ser legítimo o protesto das populações, na esperança que sensibilize a quem de direito para a urgência da promoção da segurança nesta estrada do concelho de Pombal.

Para tal, e numa decisão unânime de todos os autarcas deste concelho, na próxima segunda-feira, dia 27 de março, iremos promover uma marcha lenta pela segurança no troço da IC2/EN1 que atravessa o concelho de Pombal, com partida da Redinha e das Meirinhas às 9 horas, em direção a Pombal, tendo como ponto de encontro a Rotunda do Alto do Cabaço, uma obra Municipal agora concluída no IC2/EN1.