Semana da Proteção Civil educa para o risco

No mês da Proteção Civil, o Serviço Municipal de Proteção Civil leva a efeito, na semana de 6 a 15 de março, um conjunto de ações de sensibilização, destinados aos alunos do 5º e 6º ano de escolaridade, mas também para os estudantes da Escola Secundária de Pombal que integram o Curso Profissional de Proteção Civil.

Estas ações enquadram-se no projeto de “Educação para o Risco” promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e Direção Geral de Educação e visam preparar o aluno para a vida ativa e para o exercício da cidadania; informar sobre os vários riscos e perigos; educar para a prevenção e minimização de riscos; criar e fomentar uma cultura de segurança; desenvolver competências no âmbito da prevenção e autoprotecção e estimular atitudes e comportamentos responsáveis e adequados em situações de emergência.

As sessões vão decorrer no dia 6 na EB 2/3 Gualdim Pais e no Colégio Cidade Roda, no dia 7 na EB 2/3 Guia e Instituto D. João V, no dia 8 no Externato de Albergaria dos Doze, no dia 14 na EB Marquês de Pombal e Escola Secundária de Pombal e, finalmente, no dia 15 no Colégio João de Barros.

A encerrar as atividades e integrada ainda no Mês da Proteção Civil, realiza-se no dia 21, no Jardim do Cardal, uma exposição do Dispositivo dos Agentes de Proteção Civil. Esta iniciativa é complementar ao Programa Eco-Escolas.