Acesso Rápido

Município de Pombal presente na Feira Europeia de Artes Cénicas

Município de Pombal presente na Feira Europeia de Artes Cénicas

 

Pela quarta vez, o Município de Pombal participou na FETEN –  Feria Europea de Artes Escénicas para niños e niñas, que decorreu na última semana em Gijon, nas Astúrias, Espanha.

O encontro reuniu cerca de 900 participantes, onde se incluem 600 programadores. O Município de Pombal, representado pela vereadora da Cultura Ana Gonçalves, e pela técnica superior Sónia Fernandes, foi o único concelho português ali representado.

Esta participação – que ocorre desde 2013 -, tem permitido trazer à cidade uma seleção de espetáculos nas mais variadas técnicas performativas que têm proporcionado aos pombalenses momentos únicos.

É disso exemplo a La Petit Caravane que em 2015 esteve estacionada durante três dias no Largo do Cardal surpreendendo pequenos e graúdos, e a atuação em 2016 do FABOO, TXATARRA e os Big Dancers que encantaram os pombalenses.

Este ano de 2017, a programação do Festival de Teatro contará com a presença de mais dois espectáculos “FETEN”, RUDO e SIN REMITE que estarão pela primeira vez em Portugal, com artes circenses e manipulação de objetos. Desta forma rompe-se a barreira do idioma numa linguagem universal para todos que é o teatro de gestos.

A FETEN é um espaço de encontro, uma oportunidade de partilha entre programadores, distribuidores, criadores e profissionais do sector que permite conhecer as novas tendências criativas e cénicas, proporcionando uma nova dinâmica no mercado cultural.

A edição deste ano contou com a presença de 77 companhias de oito países que proporcionaram aos programadores culturais, em média, 18 espetáculos por dia distribuídos pela rua e pelas diferentes salas da cidade.