Secretário de Estado da Juventude e Desporto apoia Município na candidatura à realização do European Masters Championships indoor 2018

O Governo apoia “fortemente” a candidatura do Município de Pombal à realização do European Masters Championships Indoor em 2018, prova que juntará atletas de 30 países da Europa.

A manifestação de apoio foi transmitida ontem ao Presidente da Câmara Municipal de Pombal, durante uma reunião que Diogo Alves Mateus manteve com o Secretário de Estado da Juventude e Desporto.

João Paulo Rebelo manifestou ainda esse apoio ao Município de Pombal através de uma carta enviada ao presidente do European Masters Athletics Championships Indoor, Kurt Kaschke.

Na missiva, o titular da pasta da Juventude e Desporto salienta “o entusiasmo, a devoção e o trabalho consistente” que tem sido desenvolvido pelo Município de Pombal e pela Federação Portuguesa de Atletismo, para que este campeonato europeu se realize em Portugal.

Segundo João Paulo Rebelo, a iniciativa do Município de Pombal e da FPA têm contribuído para promover o atletismo mas também a hospitalidade e as condições que Portugal tem para a realização de eventos desportivos internacionais.

O Secretário de Estado saúda “calorosamente todos os atletas, clubes, simpatizantes e patrocinadores”, e espera que os responsáveis pela organização do European Masters tenham em consideração o esforço desenvolvido pelo Município de Pombal e pela Federação de Atletismo.

“Pombal mostrou que tem condições e capacidade para receber este evento desportivo e que pode proporcionar uma experiência inesquecível não só aos atletas como também às suas famílias”, escreve João Paulo Rebelo.

Esta carta de apoio do Governo português surge após a deslocação a Pombal, do vice-presidente da EMA, o polaco Jerzy Krauze, que se fez acompanhar pela secretária geral da Associação, a portuguesa Helena Carvalho, e a poucos dias da decisão sobre o local onde se realizará o Campeonato de 2018.

Na ocasião, o Presidente da Câmara reforçou a vontade do Município em receber este evento europeu, e deu conta do trabalho que tem sido desenvolvido em Pombal na promoção desportiva, sendo hoje um concelho com largas centenas de praticantes em mais de uma dezena de modalidades. É também o concelho que recebe anualmente os Campeonatos Nacionais de Atletismo em Pista Coberta.

O European Masters Championships Indoor reúne habitualmente mais de 3 mil participantes, de todas as modalidades em pista coberta, bem como dos lançamentos efetuados no exterior, corta mato e corrida de estrada.