Município conquista prémio “Concelho Mais Acessível” com Rede PomBus

O Município de Pombal foi distinguido com um dos prémios do concurso “Concelho mais Acessível”, com o projeto de Alargamento e Otimização da Rede PomBus.

A iniciativa realizada pelo segundo ano consecutivo pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, distinguiu Pombal na categoria de Transportes / Comunicação / Tecnologia.

O prémio é entregue hoje, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, durante uma cerimónia que decorrerá no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

Promover a mobilidade sustentável e potenciar a utilização do POMBUS como transporte alternativo nas deslocações da população dentro da freguesia de Pombal, tem sido uma das pretensões deste Executivo que procura melhorar o funcionamento das várias linhas da Rede, dando assim resposta às expetativas dos pombalenses.

As necessidades dos utilizadores com mobilidade condicionada são uma clara preocupação do Município, que tem todos os autocarros da Rede PomBus equipados para oferecerem o serviço de transporte a qualquer cidadão, independentemente das suas condições de mobilidade, não descuidando as condições de acesso às zonas de paragem.

O Prémio Concelho Mais Acessível pretende distinguir as melhores práticas de acessibilidade nos territórios municipais.

Tem como objetivos: Estimular e mobilizar as autarquias, no sentido de garantirem as acessibilidades ao território e às tecnologias de informação e comunicação, bem como ao turismo/ lazer;  Combater a discriminação com base na deficiência e promover a igualdade de oportunidades e da cidadania das pessoas com deficiência/ incapacidade na sociedade portuguesa; Diminuir o impacto das barreiras sociais, culturais, comportamentais e físicas à inclusão e participação das pessoas com deficiência/ incapacidade.