Acesso Rápido

ECOXXI: Pombal é o sexto Município mais amigo do ambiente

ECOXXI: Pombal é o sexto Município mais amigo do ambiente

Com uma classificação superior a 80% o Município de Pombal foi distinguido com o galardão ECOXXI 2016 (certificado, medalha e bandeira), tendo ficado em 6º lugar entre os 46 Municípios concorrentes. Pombal é hoje um dos melhores Municípios portugueses em termos de sustentabilidade.

Uma distinção que, segundo o Presidente da Câmara, Diogo Mateus, “reconhece o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Executivo, no sentido de promover as boas práticas de sustentabilidade”.

Diogo Mateus realça ainda o aumento da consciência ambiental dos pombalenses que se tem verificado na adesão às políticas ambientais implementadas pelo Município, políticas essas que tem permitido a conquista de vários galardões e prémios ao longo do ano.

Em 2016, a PRAIA DO OSSO DA BALEIA voltou a ser distinguida com a Bandeira Azul (pelo décimo terceiro ano consecutivo), recebeu ainda o galardão de Praia Acessível, Praia para Todos (pelo 12º ano consecutivo) e foi galardoada como Praia de Qualidade de Ouro pela Quercus

Outros prémios e galardões de 2015:

Concurso “Práticas Sustentáveis”|Programa Bandeira Azul

2.º Classificado, na categoria folheto.

Prémios: Forno Solar e guarda-sol.

Concurso “Códigos de Conduta”|Programa Bandeira Azul

3.º Lugar/Menção Honrosa (ex aequo: Pombal, Almada e Lagos)

Prémios: Livros e pinça para a recolha de resíduos.

Projeto Praia Saudável 2015

A Fundação Vodafone Portugal ofereceu 5000 cinzeiros de praia ao Município de Pombal.

Relativamente ao Programa ECOXXI, Pombal conseguiu em 2015 uma classificação de 79% e conquistou o prémio “Elaboração de um estudo de consultoria focado na política global de gestão de frota”, no valor de 3000,00€, oferecido pela empresa Reditus.

Ainda na área ambiental, o Município tem em curso o Programa Eco-Escolas, que este ano distinguiu 19 escolas.

O ECOXXI é um Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa desde 2005, e tem como objetivo a identificação e o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade valorizando, entre outros aspetos, a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, politicas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.