Acesso Rápido

Projeto de Apoio para o Autismo vence segunda edição do Orçamento Participativo

Projeto de Apoio para o Autismo vence segunda edição do Orçamento Participativo

O projeto P.A.R.A. POMBAL – Projeto de Apoio e Recursos para o Autismo – Pombal foi a proposta vencedora da segunda edição do Orçamento Participativo de Pombal, que contou com 20 propostas finalistas a votação.

O projeto vencedor “visa apontar um caminho para colmatar importantes carências de todas as freguesias do concelho de Pombal ao nível de respostas efetivas e estruturadas para as crianças e famílias que convivem diariamente com a problemática da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)…”, pode ler-se na proposta.

“Com particular incidência para os primeiros anos da vida escolar das crianças com autismo – o projeto P.A.R.A. POMBAL tem como ponto de partida a construção de um ambiente estruturado que possibilite a aplicação de técnicas de aprendizagem e estratégias de apoio ao desenvolvimento comportamental de crianças com PEA, em idade pré-escolar já que as respostas do sistema vigente neste nível etário são manifestamente insuficientes”, continua o documento.

A proposta vencedora propõe a implementação de um conceito baseado no modelo das Unidades de Ensino Estruturado para o Autismo existente em grande parte do país, apenas a partir do 1º ciclo de escolaridade.

A votação decorreu de 21 a 30 de setembro, período no qual estiveram em votação as 20 propostas finalistas da segunda edição do Orçamento Participativo de Pombal. Toda a informação sobre o Orçamento Participativo de Pombal pode ser consultada no site Pombal Participa.