Geminação Pombal-Biscarrosse – 1ª Adenda ao Protocolo assinada no sábado, pelas 11 horas

Os presidentes das Câmaras de Pombal e de Biscarrosse (França) assinam no próximo sábado a Primeira Adenda ao Protocolo de Geminação – 32 anos após a sua assinatura – , cerimónia que terá lugar pelas 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Pombal.

Reforçar o âmbito da geminação com Biscarrosse, nomeadamente ao nível da cultura, Turismo e Economia é o objetivo do aditamento ao protocolo celebrado a 27 de julho de 1984 entre estes dois Municípios.

Para além do alargamento do âmbito da relação entre Pombal e Biscarrosse, o documento confirma os compromissos já assumidos e que passam pelo desenvolvimento das atividades destinadas a permitir a troca de experiências, durante as férias escolares, entre alunos de ambas as cidades, e também de iniciativas bilateriais de promoção económica e comercial entre os agentes económicos de ambas as regiões.

Mantém-se ainda o compromisso de continuarem a ser desenvolvidas ações de promoção dos destinos turísticos e do património cultural de ambos os concelhos, através da disponibilização de informação turística.

No âmbito da geminação entre Pombal e Biscarrosse, uma comitiva encabeçada pelo Presidente da Câmara de Biscarrosse, alguns vereadores e elementos da Pays Landes Nature Cote D’Argent (PLNCA), uma entidade intermunicipal de desenvolvimento regional que engloba vários Municípios da Costa Sudoeste de França, esteve em Pombal em maio último.

Na ocasião, o grupo visitou várias empresas e manteve contactos com os empresários, tendo ficado surpreendido com a tecnologia de ponta utilizada nas empresas pombalenses.

Esta visita realizada em maio – a primeira que ocorreu no âmbito da geminação entre Pombal e Biscarrosse -, permitiu dinamizar sinergias ao nível da atividade económica e turística e, também, estabelecer relações comerciais entre empresas.