Biblioteca Municipal festeja 18 anos com atividades para crianças e adultos

Com 16.525 leitores registados até 31 de agosto último, a Biblioteca Municipal de Pombal atinge agora a maioridade, que será comemorada com um programa específico, a decorrer a partir de sexta feira e até ao dia 30 de setembro.

“Festejar é ler e degustar” é o tema de alguns apontamentos que serão colocados nos sacos dos talheres que vão ser colocados nas mesas das 15 Tasquinhas da Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal, que abre portas na sexta feira.

No sábado e já sob o tema “Festejar é ler e viajar”, serão colocadas aplicações alusivas à leitura nas costas dos bancos do Pombus. Nos autocarros que fazem o percurso entre o Largo do Cardal e o Expocentro (local onde se realiza a Feira de Artesanato), às 18, 19 e 20 horas, serão ainda realizados momentos de leitura.

Os festejos dos 18 anos da Biblioteca Municipal prosseguem na segunda feira, dia 26, sob o tema “Festejar é ler o tom das cores”. Uma oficina dinamizada por Danuta, no âmbito da exposição “Um, dois, três, conta lá outra vez” irá animar ao longo do dia as crianças dos jardins de infância da cidade que se inscreverem na iniciativa.

“Festejar é ler e dançar” é o tema que orientará as atividades do dia 28, que ficará marcado com um Flach Mob de leitura com turmas das várias escolas da cidade. Esta atividade ocupará o interior e exterior da Biblioteca, local onde ao final da tarde deste dia se cantará os parabéns com um bolo de aniversário.

O encerramento dos festejos está marcado para o último dia do mês e decorrerá sob o tema “Festejar é ler e inventar palavras à solta”. O escritor José Franco irá brincar com palavras para os alunos do 1º Ciclo do ensino básico.

Desde 1 de janeiro, a Biblioteca Municipal tem mais 520 novos leitores e emprestou a adultos 11.321 livros e a crianças 14.754 livros. Nos serviços de consulta na internet foram registados 7.124 utentes. Ainda ao longo deste ano, a Biblioteca realizou 37 sessões de promoção do livro e da leitura, tendo registado quase 1600 visitas às suas instalações.

São mais as mulheres que os homens os leitores da Biblioteca, sendo que a maioria, no caso dos adultos, têm 40 anos. A Literatura e Psicologia são os áreas mais procuradas.