Mostra Gastronómica promove sabores e saberes da Região de Alitém

A Região de Alitém promoveu mais uma Mostra Gastronómica e de Artesanato, que há 16 anos consecutivos une as gentes de Santiago de Litém, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.

Durante a inauguração deste certame, Diogo Mateus realçou a importância desse evento para a Região de Alitém, enaltecendo a unidade e a partilha das populações da União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze na promoção dos seus território – o que já acontece há 16 anos, muito antes do processo de agregação de freguesias.

Para o presidente da Câmara, é de realçar também a saudável relação do Município com as Juntas de Freguesia, o que no caso da União de Freguesias tem permitido a realização de várias obras e projetos, que têm permitido desenvolver aquele território.

Esse trabalho, realça Diogo Mateus, está estabelecido desde o início deste mandato, onde o Município estabeleceu como prioridade o reforço da autonomia das Juntas de Freguesia, que se baseou no reforço de recursos financeiros, humanos e técnicos. É através desse reforço de autonomia que, desde outubro de 2013, o Município já transferiu cerca de um milhão de euros para a União de Freguesias da Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.