Acesso Rápido

UNICEF aceita candidatura de Pombal para “Cidade Amiga das Crianças”

O Comité Português para a UNICEF aceitou a adesão do Município de Pombal ao Programa “Cidades Amigas das Crianças”, uma iniciativa que tem como objetivo contribuir para a aplicação dos direitos das crianças no contexto municipal.

O objetivo deste programa passa pela melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens no momento presente, mas com uma atuação que possa contribuir para o “progresso das comunidades, tanto na actualidade, como no futuro”, pode ler-se no documento “Construir Cidades Amigas das Crianças – Um Quadro para a Ação”, do Comité Português para a UNICEF.

Lançada em 1996, esta iniciativa desenvolve-se em vários países e é agora retomada por vários Comités nacionais da UNICEF – aos quais se junta o Comité Português, que pretende a aplicação deste programa em Portugal.

No nosso país nenhuma cidade tem ainda o reconhecimento de “Cidade Amiga das Crianças”, pelo que Pombal pretende ser uma das primeiras cidades portuguesas a confirmar esse estatuto.

Para já, mais de três dezenas de municípios portugueses assinarão, previsivelmente durante o mês de setembro, um compromisso com o Comité Português da UNICEF, o que os vinculará à prossecução dos objetivos deste programa.